Ronaldo de Souza conquista a primeira vitória para o Brasil em Londres

30/08/2012 09:49

A primeira vitória do Brasil na competição de Tênis de Mesa das Paralimpíadas de Londres foi conquistada pelo atleta Ronaldo de Souza, na manhã dessa quinta-feira, na estreia da Classe 2, no Complexo Esportivo Excel.

Ronaldo superou Jiri Suchanek, da República Tcheca, o atual quinto colocado do Ranking Mundial, por 3 a 0, em um jogo emocionante e muito equilibrado, como comprovam as parciais de 11-9, 11-8, 15-13.

O outro representante do país na Classe 2, Iranildo Espíndola, também enfrentou um adversário muito difícil, o coreano Min Gyu Kim, um dos favoritos ao título, e acabou perdendo por 3 a 0, com parciais de 11-3, 11-7, 11-8.

Depois da partida que marcou sua estreia em Jogos Paralímpicos, como não poderia deixar de ser, Ronaldo estava muito feliz com o resultado, mas adotou um discurso cauteloso lembrando que ainda precisa percorrer um logo caminho.  

--- Vencer na estreia é tão difícil quanto chegar em uma final. Sabia que teria que quebrar esse estresse da estreia, então entrei concentrado e quando cheguei na mesa me senti totalmente preparado para  enfrentá-lo--- explicou.

--- Cometi alguns erros, mas consegui desenvolver bem meu jogo. Esse foi apenas o primeiro passo e preciso manter o foco e não achar que tudo será mais fácil a partir de agora, pois terei outro adversário difícil pela frente --- completou.

Além de superar a ansiedade natural em toda estreia, Ronaldo também soube manter a tranquilidade nos momentos mais importantes da partida e venceu dois sets por uma diferença mínima de pontos. O último terminou 15 a 13.

--- Na hora do aperto você tem que respirar e tentar se reencontrar. A pressão passa o tempo todo de um lado para o outro e nesse momento é preciso ter concentração e um pouco de sorte também. Felizmente tudo deu certo --- vibrou.

O próximo adversário de Ronaldo será o francês Lamirault Fabien, enquanto Iranildo terá outra missão difícil contra o chinês Gao Yanming.

Clique aqui e veja a entrevista com o atleta no Canal CBTM no Youtube!