Segredo da longevidade está na dieta a base de verduras, frutas e legumes

19/01/2013 15:35

A culinária japonesa é reconhecida como rica e saudável, priorizam-se os ingredientes frescos e o preparo lento de pratos honestos, ricos em sabor, feitos em quantidades limitadas.

São gostos e aromas que remetem à infância, a ambientes familiares e reuniões de amigos em casa, algo que se enquadra perfeitamente no espírito do Campeonato Brasileiro Intercolonial, que esse ano acontece no município de Registro, no Vale do Ribeira, em São Paulo.

Em um local fora no ginásio Governador Mário Covas foi montado uma lanchonete capaz de atender todos os participantes da competição, onde são servidas várias iguarias apreciadas pela colônia japonesa, além de salgados, doces e refrigerantes.

Em outro local também eram vendidas refeições que com um cardápio simples, mas com tudo que os atletas precisam para passar bem o dia. Como de costume pouca gosdura, muitas verduras, frutas e legumes. Talvez por isso seja tão comum ver pessoas com mais de 80 anos ainda em plena forma física. 

O segredo da longevidade por estar no prato, mas engana-se quem pensa que os japoneses gostam apenas de comer sashimi, sushi, peixe cru ou todas aquelas outras coisas que para muita gente podem parecer esquisitices.

O tradicional pastel de feira também faz muito sucesso, assim como uma série de lanches rápidos que são servidos durante a tarde.