Sem alterações significativas no ranking mundial, Calderano se mantém em sexto lugar pelo quarto mês consecutivo

01/03/2019 08:36

Distância em pontos para o quinto colocado não se alterou. Rankings masculino e feminino não tiveram mudanças entre os dez primeiros lugares

FOTO: Hugo Calderano segue em sexto lugar no ranking. Crédito: ITTF.

 

Rio de Janeiro (RJ), 1° de março de 2019.

Por: Assessoria de Comunicação – CBTM

Em um mês sem alterações significativas no ranking mundial de tênis de mesa, o brasileiro Hugo Calderano teve a sexta posição mantida pelo quarto mês consecutivo. Na lista divulgada na manhã desta sexta-feira (1), pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o carioca segue com os mesmos 13.790 pontos do mês anterior. A diferença para o quinto colocado, o alemão Timo Boll, também não se alterou: ele segue com 14.065 pontos. O líder do ranking é o chinês Fan Zhendong, que vai completar um ano na liderança no final deste mês: 17.001 pontos. Nenhuma posição se alterou entre os dez primeiros colocados dos rankings masculino e feminino na nova lista.

A manutenção de Calderano em sexto lugar já era esperada. Apesar de ter conquistado a Copa Pan-Americana em fevereiro, em Porto Rico, o brasileiro já tinha os pontos deste torneio, pois foi campeão também em 2018. Com isso, ele apenas defendeu a pontuação anterior. Por sua vez, os seus principais adversários não tiveram participações internacionais que pudessem alterar posições.

Hugo Calderano é o melhor atleta das Américas desde a criação do ranking mundial. O norte americano Sol Schiff é considerado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) como o número 4 do mundo, em 1938, mas nesta época, não havia ranqueamento. Portanto, ele está próximo de ser considerado o melhor atleta das Américas de todos os tempos.

Os demais brasileiros mantiveram seus postos ou caíram na nova listagem. Gustavo Tsuboi, que ficou com o bronze na Copa Pan-Americana, recuou três posições e está em 42°. Eric Jouti, que teve participação no Aberto de Portugal, permanece em 81°. Vitor Ishiy e Thiago Monteiro tiveram pequenas quedas.

Entre as mulheres, o panorama é bem parecido. Bruna Takahashi, que também participou da Copa Pan-Americana e do Aberto de Portugal, manteve-se em 69° lugar, assim como Lin Gui, que também disputou a competição em Porto Rico, e está em 99°.

Este panorama deve se modificar no próximo ranking, pois os brasileiros participam de três disputas em internacionais em março: os Abertos de Omã, Espanha e Catar. Este último é uma etapa platinum do Circuito Mundial, equivalente ao Grand Slam do Tênis, por exemplo.

Confira a posição de todos os brasileiros ranqueados: 

 

FEMININO

  • 69ª Bruna Takahashi (69ª no ranking anterior)
  • 99ª Lin Gui (99ª no ranking anterior)
  • 187ª Jéssica Yamada (186ª no ranking anterior)
  • 287ª Caroline Kumahara (155ª no ranking anterior) 

 

MASCULINO

  • 6º Hugo Calderano (6º no ranking anterior)
  • 42º Gustavo Tsuboi (39º no ranking anterior)
  • 81º Eric Jouti (81º no ranking anterior)
  • 104º Thiago Monteiro (103º no ranking anterior)
  • 122º Vitor Ishiy (120º no ranking anterior)
  • 286º Humberto Manhani (281º no ranking anterior)
  • 355º Cazuo Matsumoto (350º no ranking anterior)
  • 939º Carlos Ishida (918º no ranking anterior)
  • 958º Gustavo Yokota (938º no ranking anterior)
  • 1.044º Vítor Santos (1.027º no ranking anterior)
  • 1.096º Normando Alencar (1.081º no ranking anterior)
  • 1.234º Luan Barbosa (1.219º no ranking anterior)

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

                                                         

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa