Supervisora diz que projeto da CBTM aumenta as chances de ascensão social

05/04/2013 15:21

Uma ex-atleta de Tênis de Mesa é a supervisora do Sacando para o Futuro na escola Carlos Lacerda, no bairro da Taquara, em Jacarepaguá, uma das 30 espalhadas pelo Rio de Janeiro que já são atendidas pelo projeto.

Midori Hayama praticou a modalidade até o final da década de 1980, por influência de amigos e da família, e chegou a ser convidada par integrar a Seleção Carioca em um Campeonato Brasileiro promovido pela colônia japonesa.

Formada em Educação Física, Midori sempre conviveu com o esporte e foi selecionada para o projeto Sacando para o Futuro porque conhece os segredos da modalidade, o que é indispensável o cargo.

--- Acho que inicialmente a maior importância desse projeto é ajudar a difundir e massificar o Tênis de Mesa entre os alunos, pois a maioria conhece a modalidade na forma de lazer, o popular ping-pong --- explicou a Supervisora.

Midori fez questão de lembrar que esse projeto não visa a descoberta de talentos. Seu principal objetivo é manter as crianças por mais tempo na escola, com lições de disciplina, concentração e respeito as regras indispensáveis para a prática esportiva.

--- O esporte ajuda a construir o cidadão e dá uma oportunidade a mais de escolha. Através desse projeto a possibilidade de ascensão econômica é maior e a educacional também, pois alguns alunos já estão recebendo bolsas de estudos que --- lembrou.

Midori é um dos seis supervisores do projeto e possui o diploma de técnico Nível II da ITTF. Além da Carlos Lacerda, também é responsável pelas escolas Pio X, Epitácio Pessoa, Vital Brasil e Minas Gerais.

Para garantir o sucesso desta que é uma das mais importantes ações da CBTM, os professores das 30 escolas tiveram que realizar o curso Nível I da ITTF promovido pelo especialista Nelson Machado. Na Carlos Lacerda quem comanda as atividades é a professora Leila Ribeiro.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Leia também:

Qualidade do material ajuda a aumentar o interesse pela modalidade

Sacando para o Futuro é um dos mais importantes projetos da CBTM