Técnico da Seleção de Portugal vai ajudar na formação dos jovens brasileiros

24/09/2012 18:29

Ricardo António Gonçalves de Faria é técnico de Ténis de Mesa há 19 anos e comandou Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim e Londres.

Antes de se tornar treinador da equipe principal composta por Marcos Freitas, atual 24º colocado do ranking mundial, Tiago Apolonia (36º) e João Monteiro (46º), trabalhou com as categorias infantil e juvenil e ajudou na formação de vários jogadores.

Nos dois últimos anos, Ricardo comandou os portugueses em conquistas até então inéditas para o país, como no Campeonato da Europa, em Dortmund, com o bronze no Torneio de Equipes e o ouro de Marcos Freitas nas duplas. Em Londres, Portugual ficou em quinto.

Agora o próximo desafio de Ricardo é ajudar a elevar o nível de jovens brasileiros que estão se destacando no cenário internacional como Hugo Calderano, Eric Jouti, Vitor Ishiy e outros. O trabalho já começou e o técnico esteve no Rio de Janeiro, onde aconteceu o Aberto de Jovens, etapa do Circuito Mundial promovida pela ITTF.

Antes disso, Ricardo comandou um curso para 20 treinadores brasileiros em São Caetano do Sul, inaugurando o Coaching Education, um programa da CBTM que tem como objetivo ajudar na formação de técnicos que desempenham papéis importantes em clubes dos estados onde vivem.

--- O objetivo é aumentar o nível do Tênis de Mesa brasileiro. O Dr. Alaor (Presidente da CBTM) está oferecendo total apoio aos atletas para que possam adquirir experiência. O trabalho é feito para que o país chegue ao alto rendimento o mais rápido possível --- afirmou Ricardo Faria, que elogiou a postura dos atletas.

--- Os jovens estão com muita vontade de aprender. Existe uma boa dinâmica entre os técnicos e estou muito motivado para fazer parte desse projeto --- completou o português.