Técnico francês campeão mundial ministra curso para mesa-tenistas no Rio Grande do Sul

25/11/2019 19:40

Michel Gadal, responsável pelo fenômeno Jean-Philippe Gatien e pelo projeto da Rota do Alto Nível da CBTM, estará em São Paulo em dezembro

FOTO: Técnicos e atletas observam as explicações de Michel Gadal (centro da mesa, do lado direito da imagem).

 

Porto Alegre (RS), 25 de novembro de 2019.

Por: Assessoria de Imprensa – CBTM

Um momento para ouvir a sabedoria de quem construiu projetos vitoriosos no tênis de mesa mundial. Michel Gadal, técnico do campeão mundial de 1993 e vice-campeão olímpico de 1992 Jean-Philippe Gatien, e também responsável pelo projeto da Rota do Alto Nível, implantado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), ministrou um curso neste final de semana, em Porto Alegre (RS). Ao todo, seis atletas e nove técnicos participaram do evento.

Michel Gadal é considerado um dos maiores nomes do tênis de mesa mundial. Durante as décadas de 1980 e 1990, preparou Jean-Philippe Gatien, inclusive assumindo o comando da seleção francesa. Após a medalha de prata em Barcelona-1992 e o título mundial de 1993, ele passou a prestar consultoria para outras federações. O projeto da Rota do Alto Nível começou a ser implantado por ele, em 2009, e hoje resulta no posicionamento do Brasil como uma das potências da modalidade no planeta.

O foco do curso em Porto Alegre era o treinamento e o desenvolvimento dos atletas. As 18 horas de aulas, foram divididas entre conversas e treinamentos específicos. Gadal abordou o que considera fundamental para que os atletas possam chegar ao alto rendimento: conhecer as suas forças e fraquezas, conseguindo criar uma estratégia, tendo compreensão de como jogar e quais ajustes precisam ser feitos. Assim, ele pode ter recursos para buscar em um momento onde o adversário consegue minar seu desempenho e se manter jogando em alto nível.

“Tudo era focado nos objetivos traçados. Efeito, colocação, velocidade, altura, regularidade. Os treinamentos tiveram um nível altíssimo de dedicação, pois os atletas eram sempre exigidos a focarem em algum objetivo. O Gadal transmite suas instruções sempre com muita clareza. São colocações curtas e focadas onde o atleta mais precisa, facilitando a compreensão e dando um ótimo resultado no treinamento”, detalha Jorge Fanck, um dos coordenadores do projeto de Detecção Nacional de Talentos e que também participou do curso.

Michel Gadal voltará a passar seus conhecimentos aos brasileiros no mês de dezembro. Entre os dias 9 e 10 de dezembro ele estará em São Paulo (SP), ministrando o curso focado em preparação para grandes competições. As inscrições estão abertas até o dia 2 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas no hotlink do evento, AQUI.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa