Temporada 2019 termina com novos clubes fortalecidos no cenário nacional do tênis de mesa

23/12/2019 18:28

Clubes de Bauru, Goiânia, Ribeirão Preto e São Paulo desafiam equipes que mantinham hegemonia no Brasileiro e equilibram a disputa do Troféu Eficiência

FOTO: Pódio do Troféu Eficiência Olímpico. Crédito: Daniel Zappe.

 

Rio de Janeiro (RJ), 23 de dezembro de 2019.

Por: Assessoria de Imprensa – CBTM

O tênis de mesa brasileiro vai se fortalecendo e conhecendo novos clubes dominantes. O Troféu Eficiência do último Campeonato Brasileiro mostrou que a distância para clubes hegemônicos em outras temporadas, como Concórdia, Santos e São Caetano, diminuiu bastante. E muita coisa ainda pode evoluir neste cenário.

Na disputa entre os paralímpicos, a Associação Nova Era de Tênis de Mesa, de Bauru, impulsionada pelos resultados de Cátia Oliveira e Claudio Massad, liderou a classificação juntamente com a Associação dos Deficientes Físicos de Goiás. Vale lembrar que os goianos retornaram para as disputas nacionais apenas no ano passado, quando uma nova Federação foi fundada no estado do Centro-Oeste.

“Estou na ADFE-GO há 15 anos, como técnico paralímpico, sempre perseguindo este Troféu Eficiência. É com grande orgulho que chegamos ao topo da classificação, mesmo com poucos recursos que temos. Sempre é uma disputa muito apertada com outras entidades paradesportivas, porque são todas competentes, e o Brasil deu um salto muito grande nos últimos anos com a CBTM”, explica o técnico Elton Shiraishi.

No olímpico, o tradicional Itaim Keiko/Colégio Marconi foi o campeão, batendo exatamente o São Caetano. Na terceira colocação, novamente a Associação Nova Era surgiu no pódio. De Ribeirão Preto, o Clube Palestra Itália também surpreendeu na contagem final, superando a equipe de Concórdia e ficando em quarto lugar.

Este novo equilíbrio de forças é comemorado até entre os mesa-tenistas mais tradicionais. “Todos os polos evoluíram bastante. Já dei aula nos 27 estados do país. Tanto em nível técnico, como em conhecimento, já que a internet ajuda muito no aprendizado. Antes, as informações não chegavam fora do eixo dos estados de São Paulo, Paraná, Minas e Rio”, lembra Marcos Yamada, técnico e atual presidente do Itaim Keiko, que vibrou intensamente com o título do Eficiência Olímpico.

“Estou desde 1986 dando aula no Itaim Keiko, graças a dona Minako Takahashi, minha segunda mãe, e ao senhor Kyozo Abe, que fundaram o clube em 1983. Estou há 34 anos dando aula e formando atletas para a Seleção Brasileira. Atletas como Hugo Hanashiro, Gustavo Tsuboi, Eric Jouti e Jessica Yamada. Mais de 70 atletas nossos chegaram nas categorias de base da Seleção, o que me deixa muito orgulhoso. Hoje temos 250 alunos e 14 treinadores”, explica, revelando que o nome do clube muda em 2020 para Itaim Keiko/JJYamada.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa