Thiago Monteiro disputa a Copa do Mundo a partir dessa sexta-feira

25/10/2013 09:38

Depois de participar dos Jogos Abertos do Interior, em Mogi das Cruzes, onde conquistou a medalha de ouro no Torneio Individual superando Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro já está na cidade de Verviers, na Bélgica, onde disputará a Copa do Mundo masculina de Tênis de Mesa, a paritr dessa sexta-feira.

A competição reunirá apenas 24 atletas, os melhores da temporada que conquistaram as vagas após vitórias em competições seletivas. Thiago garantiu sua classificação após o título da Copa ITTF Latino-americana, que aconteceu em San José, na Costa Rica, no dia 27 de maio de 2012.

Grandes nomes do esporte estarão presentes, como os chineses Xi Xin, atual nº 2 do Ranking Mundial, e Yan Na, primeiro da categoria Sub-21. Além deles, os alemães Timo Boll e Dimitrij Ovtcharov, o bielo-russo Vladimir Samsonov, o belga Jean Michel Saive. Cinco atletas estão entre os dez melhores do mundo.

Thiago está em excelente fase e ninguém tem dúvidas de que pode surpreender, assim como aconteceu em Hangzhou, em 2004, quando causou sensação absoluta, vencendo o coreano Ryu Seungmin, que dois meses antes havia sido coroado campeão olímpico. Na época figurando na 117ª posição do ranking, o brasileiro superou o segundo colocado.

Antes de disputar os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em 2011, Thiago ficou mais de um ano se jogar por causa de uma lesão. Muitos chegaram a imaginar, inclusive ele mesmo, que não voltaria a competir em alto nível, mas o brasileiro deu a volta por cima, foi aos Jogos de Londres e ainda conquistou a Copa Intercontinental.

Depois de disputar  a Copa do Mundo masculina de Tênis de Mesa, a próxima parada de Thiago será em Bento Gonçalves, onde acontecerá o Campeonato Brasileiro, a partir de terça-feira, dia 29, até domingo, dia 03 de novembro.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.