Zhang Jike assume a liderança do Ranking Mundial pela primeira vez

01/06/2012 11:29

Jike Zhang - 16th Asian Games - Day 7: Table TennisA Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) divulgou nessa sexta-feira o novo Ranking Mundial referente ao mês de junho e pela primeira vez na carreira o chinês Zhang Jike aparece no topo da lista.

O atual campeão mundial superou Ma Long, que continua na segunda posição. Logo atrás outra surpresa com Xu Xin assumindo o terceiro lugar. Wang Hao agora é o quarto e Ma Lin completa a relação de chineses em quinto.

Entre os dez primeiros, apenas mais uma mudança, com Chuang Chih-Yuan, de China Taipei, subindo para a oitava colocação e empurrando o coreano Joo Saehyuk para o décimo lugar, um posto atrás do chinês Wang Liqin. O alemão Timo Boll se manteve na sexta posição e o japonês Jun Mizutani na sétima.

Zhang Jike figurou pela primeira vez entre os cem melhores do mundo em abril de 2008, quando passou a ocupar o 84º lugar. Conseguiu melhorar seu desempenho e menos de dois anos depois, em fevereiro de 2010, já era o oitavo.

O chinês conseguiu se manter entre os cinco primeiros colocados do Ranking e fechou 2011 na segunda posição, atrás apenas de Ma Long, a quem finalmente agora conseguiu superar.

Entre os brasileiros, Cazuo Matsumoto caiu oito posições e agora é o 93º. Gustavo Tsuboi também teve uma sensível queda e agora é o 104º. Thiago Monteiro subiu 17 posições e agora o número 130 da lista, em contrapartida Hugo Hoyama caiu na mesma proporção e passou a ser o 217º.