Notícia

CBTM disponibiliza relatórios de avaliações cognitivas a atletas do Diamantes do Futuro

Devolutiva visa auxiliar no desenvolvimento dos jovens mesa-tenistas, que participaram do treinamento realizado em fevereiro

Devolutiva tomou como base treinamentos ocorridos em São Paulo. Foto: Fotojump/CBTM

Por Assessoria de Imprensa CBTM

25/03/2022 16h32


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), através da área de Desenvolvimento da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) e a Sensorial Sports, realizou, na última semana, relatórios das avaliações cognitivas dos atletas que participaram do projeto Diamantes do Futuro em fevereiro deste ano em São Paulo (SP). A iniciativa visa auxiliar mesa-tenistas e treinadores na evolução da performance cognitiva, o que, consequentemente, colabora na melhora de resultados em competições.  

Com a avaliação, os atletas olímpicos e paralímpicos poderão analisar os dados e identificar seus perfis. Dessa forma, conseguirão planejar seus treinamentos de forma a evoluírem nestes aspectos. As devolutivas foram desenvolvidas com base no Teste de Performance Contínua, no qual são baseados testes mais utilizados no mundo para medir: atenção, impulsividade e tempo de resposta. 

É nessa parte que a parceria com a Sensorial Sports foi imprescindível para a obtenção dos relatórios. A empresa forneceu, por meio de um dos seus produtos – o CogScore4 –, o instrumento usado para aferição dos seguintes aspectos:  

  • Atenção: é o processo de filtrar as informações mais importantes para tomar as melhores decisões; 
  • Tomada de decisão: a tomada de decisão eficiente é a escolha da melhor opção disponível no menor tempo possível; 
  • Qualidade da Reação: reações são respostas a eventos simples, que exigem pouca tomada de decisão. Reações de alta qualidade são rápidas e constantes; 
  • Controle de impulsividade: o controle da impulsividade mostra a capacidade do atleta em inibir respostas incorretas.

A líder da Universidade do Tênis de Mesa, Taisa Belli, explicou o motivo da devolutiva ser benéfica aos jovens e seus respectivos técnicos.

“O tênis de mesa é uma modalidade esportiva que acontece em uma velocidade muito alta em um tempo muito curto. Nele, o atleta tem que estar apto a ter atenção sustentada, a tomar boas decisões, ser capaz de controlar sua impulsividade e manter o foco, por isso, todas as valências analisadas nas avaliações serão bastante relevantes para a nossa modalidade”, analisou Taisa.

O novo gerente técnico da CBTM, Renato D’Ávila, enalteceu o trabalho realizado pela área de Desenvolvimento da UniTM por reconhecer a necessidade de investimento neste setor. Além disso, ressaltou a relevância da parceria com a Sensorial Sports na elaboração de relatórios que vão ajudar os mesa-tenistas a crescerem ainda mais no esporte.

"Gostaria de agradecer ao pessoal da Sensorial Sports pelo trabalho excelente. Acreditamos que quanto mais cedo iniciarmos cada monitoramento, melhores resultados alcançaremos no futuro", agradeceu o responsável pela parte técnica da entidade.

Se a parceria com a Sensorial Sports trouxe benefícios para o tênis de mesa nacional, o trabalho conjunto também foi benéfico para a empresa. É o que garante um dos dirigentes da companhia, o Doutor Victor Cavallari.

“Para nós, é motivo de muito orgulho e satisfação poder ter contato direto com os treinadores e atletas em formação, que representam esperanças para o alto rendimento da modalidade. Notar a receptividade dos profissionais, dos atletas e de todo staff técnico da CBTM nos mostra que a parceria será duradoura, e que poderemos somar ao trabalho de excelência já feito na Confederação, construindo métodos a quatro mãos para o desenvolvimento do tênis de mesa”, enalteceu o psicólogo e diretor de operações da Sensorial Sports. 

Esporte e neurociência

O conhecimento das neurociências aplicado ao esporte é uma tendência global. O avanço em métodos de avaliação e treinamento de capacidades cognitivas se configura como um potencial de revolução no treinamento esportivo. A CBTM tem reconhecido esse potencial e se adiantado em ações concretas para capacitação de profissionais e acesso a ferramentas para monitoramento do desenvolvimento cognitivo, o que pode trazer um diferencial competitivo e de formação na modalidade em relação a outros centros de referência. 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações