Notícia

Programa do CPB proporciona ao mesa-tenista Alexandre Alfon a oportunidade de se tornar advogado

Atleta paralímpico, que já possui Nível Superior em Química, recebeu bolsa de estudos e cursa faculdade de Direito

Alexandre Alfon é atleta amazonense. Foto: Daniel Zappe.

Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

11/04/2022 15h11


O mesa-tenista paralímpico Alexandre Alfon não se destaca apenas por sua superação e habilidade no esporte. Em nível acadêmico, ele também é um vencedor. Formado em Química pela Universidade Federal do Amazonas, ele cursa Direito, na Faculdade Estácio, após receber uma bolsa de estudos através do Programa Atleta Cidadão, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

“Fiquei sabendo da possibilidade de obter essa bolsa de estudos junto ao Projeto Atleta Cidadão e convidei um colega de tênis de mesa de Manaus, o Goutier Rodrigues, para tentarmos juntos. Passamos por todas as etapas do processo e obtivemos a chancela para tentar a graduação. Optamos pelo curso de Direito”, disse Alexandre, explicando como funciona o projeto:

“Precisamos cumprir alguns pré-requisitos para manter a bolsa, como não ser reprovado em nenhuma matéria, não faltar às aulas. Concorremos de igual para igual com os outros colegas graduandos que lá estão”.

Alexandre está atualmente no terceiro período do curso. Mesmo se dedicando aos estudos na Faculdade Estácio, ele não deixou de lado os treinamentos de tênis de mesa.

“Continuo treinando, mantendo minha vida esportiva. Tenho permissão para participar das competições. Aconselho aos demais colegas paralímpicos que tiverem oportunidade de se inscrever, não deixem de fazer. O Programa é bastante interessante tanto para graduação quanto para pós-graduação”.

Aos 40 anos de idade, Alexandre revela que a perspectiva de trilhar novos caminhos lhe proporcionou uma motivação a mais para fazer um curso universitário. Em especial, o que escolheu.

“O curso de Direito lhe dá muitas informações relacionadas à área de humanas e, principalmente, conhecimento das legislações. Neste aspecto, se não conhecermos bem, acabamos perdendo algumas oportunidades, e o curso vem trazer toda essa perspectiva. Vou até o fim e pretendo, como advogado, ser útil ao esporte e à sociedade de uma maneira geral”, disse o mesa-tenista.

Apesar de estar gostando e desfrutando do curso de Direito, Alexandre Alfon possui outro diploma universitário: é formado em Química pela Universidade Federal do Amazonas e, inclusive, dá aulas da disciplina.

“Sou um atleta semi-profissional, preciso trabalhar. Sou professor de Química vinculado à Secretaria de Educação. Dou aulas pela manhã, à tarde e à noite e treino depois desses compromissos. Para conseguir isso tudo, preciso ser bastante disciplinado; afinal, para se manter no esporte é preciso ter recursos financeiros”, afirmou Alexandre, que além de tudo está também concluindo Mestrado em Química.

Segundo Alexandre Alfon, a cidade de Manaus, onde reside, é muito distante geograficamente dos centros onde são realizadas competições; portanto, os gastos com locomoção e outros aspectos são grandes:

“Para conseguir sair de Manaus, você gasta no mínimo R$ 2 mil com passagens, hospedagem e uma série de outras despesas. E para participar das etapas do circuito de tênis de mesa, preciso gerar esses recursos”.

Mesmo com a vida cheia de atribuições, Alexandre garante estar aproveitando ao máximo a oportunidade de cursar Direito proporcionada pelo Programa Atleta Cidadão. Pois, apesar de lecionar Química, não vê o devido reconhecimento à profissão de professor no Brasil.

“Ter uma bolsa de estudos faz com que você não se acomode, pois é preciso ter bom desempenho acadêmico para mantê-la. A oportunidade de conseguir uma graduação na esfera judiciária é um aspecto bastante motivador. Ainda mais em nosso país, onde os professores não têm o reconhecimento merecido”, concluiu.

           
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações