Notícia

Destaque do tênis de mesa paralímpico brasileiro, Cátia Oliveira trabalha com empenho para realizar seu sonho: ser campeã do mundo

Medalhista nos Jogos de Tóquio e vice mundial, brasileira participa da I Semana de Treinamentos das Seleções Paralímpicas

Cátia Oliveira quer trocar a prata por ouro no Mundial deste ano. Foto: ©Fotojump

Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

26/04/2022 18h28


Organizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), visando a disputa dos Torneios Abertos da França e da Eslovênia - ambos na primeira quinzena de maio -, a I Semana de Treinamento das Seleções Paralímpicas em 2022, em São Paulo, segue a todo vapor. Dispondo de uma estrutura de ponta para a prática da modalidade, os atletas se empenham na preparação objetivando representar bem o Brasil nas competições europeias.

Uma das estrelas participantes do período de atividades no CT Paralímpico Brasileiro é Cátia Oliveira, da classe 2. Primeira mesa-tenista do país a chegar a uma final de Campeonato Mundial (em 2018, na Eslovênia, onde faturou a prata), Cátia trouxe também para o Brasil a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, ano passado. E ainda sonha com voos mais altos.

“Já consegui ser a número 2 do mundo. Agora, minha meta é trazer a medalha de ouro para o Brasil”, afirma Cátia, já pensando além dos Abertos da França e da Eslovênia, mais precisamente no Campeonato Mundial Paralímpico de Tênis de Mesa, cuja disputa acontecerá em novembro, em Granada, Espanha.

No último TMB Platinum, disputado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, Cátia foi campeã de sua classe. Porém, nas últimas temporadas, a pandemia ocasionou um período de escassez de competições, durante o qual a atleta ficou mais restrita aos treinamentos.

“Durante a pandemia, até houve alguns campeonatos, mas o foco foi mesmo nos treinamentos visando os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Agora, estamos traçando algumas metas para poder trabalhar e chegar bem ao Mundial”, disse.

Ela está otimista em relação a sua performance. A brasileira afirma conhecer todas as adversárias que terá pela frente nas competições europeias. Inclusive, já obteve vitórias sobre suas principais concorrentes.

“Mesmo já tendo superado as adversárias anteriormente, preciso evoluir meu jogo para continuar vencendo, aprimorando alguns golpes. Tenho que chegar 100% na mesa”, garante.

Sobre as próximas competições internacionais que antecedem o Mundial (França e Eslovênia), Cátia revela estar trabalhando intensamente para obter bons resultados. Mas mostra-se ciente das dificuldades que encontrará.

“O nível dessas competições será muito forte, principalmente na Eslovênia, que terá atletas fator 40, adversárias muito difíceis. Preciso estar muito bem preparada para ir bem lá. É nível de Mundial, de Paralimpíadas. Portanto, dá para fazer uma análise do que encontraremos na Espanha, em novembro”, afirma Cátia, completando: “Como laboratório será ótimo, mas melhor ainda é vencer e chegar com o moral elevado no Campeonato Mundial. Vencendo, sabemos que nosso trabalho está sendo bem feito”.

Para realizar o sonho de ser a número um do mundo, a atleta se prepara também fora do âmbito de competição: ela assiste a gravações de jogos não só de suas principais adversárias, mas da modalidade em geral. É com essa seriedade e foco que pretende atingir suas metas e elevar ainda mais o nome do tênis de mesa paralímpico brasileiro a nível mundial.

Cátia Oliveira e os demais convocados para a I Semana de Treinamento das Seleções Paralímpicas participarão das atividades no CT Paralímpico Brasileiro até sábado (30). O Aberto da França, em Saint Quentin en Yvelines, acontecerá de 5 a 8 de maio; e o Aberto da Eslovênia, em Lasko, de 11 a 14 de maio.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações