Notícia

Nota 1000! Brasil completa mil dias com seis atletas no Top 100 do ranking mundial

País tem sexteto entre cem melhores do mundo desde outubro de 2019; Vitor Ishiy apresenta a maior evolução em lista divulgada nesta terça-feira

Vitor Ishiy subiu três posições e é um dos Top 100 no ranking. Foto: WTT.

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

28/06/2022 11h05


A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) divulgou, nesta terça-feira (28), o ranking mundial atualizado, e o Brasil segue mostrando a sua força com seis atletas no Top 100, considerando os dois naipes, há exatamente mil dias. A maior novidade da recente atualização é Vitor Ishiy, que subiu três colocações, e, agora, ocupa a 60ª posição no masculino.

O país tem seis representantes entre os cem melhores atletas do mundo desde outubro de 2019, quando Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi, Vitor Ishiy, Eric Jouti, Thiago Monteiro (no masculino) e Bruna Takahashi (no feminino) pertenciam ao Top 100.

Atualmente, a lista de brasileiros no Top 100 está muito parecida entre as duas épocas, a diferença fica por conta de Thiago Monteiro (era o 85º colocado em outubro de 2019 e, agora, é o 153º), que saiu no masculino e deu lugar a Caroline Kumahara (170ª em 2019; atual 84ª) no feminino.

Na publicação desta terça-feira (28), quem mais se destacou na atualização do ranking (da última semana para esta) foi Ishiy. O brasileiro ganhou três posições depois da sua participação no WTT Feeder Otocec, na Eslovênia, em que terminou na fase de 32, ganhando oito pontos e acumulando 293.

“Acho que estou indo por um bom caminho, a temporada passada foi a minha melhor na Europa. Fico contente de estar há mais de dois anos nesse grupo, mas minha prioridade é melhorar ainda mais o meu nível”, disse o brasileiro.

Na lista atualizada do masculino, Hugo Calderano segue como o quarto melhor atleta do mundo, enquanto Gustavo Tsuboi é o 54º e Eric Jouti é o 90º. No feminino, Bruna Takahashi acabou caindo uma colocação por conta da subida da campeã do WTT Feeder Otocec, a japonesa Miu Hirano para a 17ª, ficando no 18º lugar.

Além de Bruna, Jessica Yamada caiu três e, agora, é a 177ª. Completam a lista, Giulia Takahashi no 283º lugar (queda de cinco posições) e Laura Watanabe no 306º (descenso de nove lugares).

Nas duplas mistas, Vitor Ishiy e Bruna Takahashi caíram uma posição e, agora, ocupam a 15ª colocação.

Brasileiros no ranking de jovens

Nas categorias de base, o país segue com boas posições. No sub-11, Flavio Coelho é o quarto melhor do mundo no masculino, enquanto Valentina Saravi é a 17ª no feminino. No sub-13, Mahayla Sardá é a 34ª entre as meninas, ao mesmo tempo em que Felipe Okano está no 25º lugar masculino e o próprio Coelho é o 31º em uma categoria acima.

No sub-15, os destaques nacionais são Hamilton Yamane no número 31 no masculino, Karina Shiray na 22ª posição entre as meninas e Beatriz Fiore na 40ª. No sub-17, Leonardo Iizuka é o primeiro brasileiro a aparecer com a 59ª colocação, além de Giulia Takahashi na 42ª entre as garotas.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações