Notícia

UniTM realiza a segunda temporada do Training Camp Mulheres TMB, com encerramento durante o TMB Platinum – Campeonato Brasileiro

Reunião presencial do evento que busca a equidade de gênero dentro de tênis de mesa encorpa o programa de atrações da competição no Centro Paralímpico Brasileiro

Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

30/11/2022 15h31


Iniciativa inovadora da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), o Training Camp Mulheres TMB tem a sua segunda edição acontecendo neste final de temporada. Em curso online desde 29 de outubro, o evento tem seu encerramento marcado para o próximo dia 8, terça-feira, a partir das 19h, no Centro de Treinamento Paralímpico, em ação paralela ao TMB Platinum - Campeonato Brasileiro, que acontece de 3 a 12 de dezembro, em São Paulo (SP). Na ocasião, será realizada uma palestra sobre empoderamento feminino e o lançamento de um livro.

“O Training Camp Mulheres se consolidou como um evento de equidade de gênero dentro da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, alinhando diversas ações com este objetivo nos últimos anos”, relatou a professora Taisa Belli, gerente de ciencia do esporte da CBTM e coordenadora do projeto. “São ações como a participação em eventos de outras entidades e o lançamento neste ano das políticas de equidade de gênero da CBTM”, acrescentou. “É um movimento que vem se consolidando e se fortalecendo, acompanhando o que vem acontecendo em nível nacional e internacional”.

O evento realizado em Joinville (SC), durante a última edição do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, foi reconhecido como uma das melhores ações de inclusão nas Américas em 2021. A ação foi apresentada no Dia Internacional da Mulher como um o melhor entre 14 projetos das Américas em webinar realizado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), ao lado de representantes de Irã, Nova Zelândia e Uganda. O objetivo da ITTF era discutir, refletir e debater sobre como melhorar o equilíbrio de gêneros e o empoderamento feminino em nosso esporte.

As ações deste ano incluem o curso de certificação nacional em ‘Formação de Atletas’ exclusivo para as treinadoras, tendo como pré-requisito a participação no curso ‘Iniciação ao Tênis de Mesa’. “Tínhamos poucas treinadoras que realizaram o curso de nível 2 da ITTF, equivalente a este curso que ofertamos”, esclareceu Taisa Belli. Além disso, a abertura das atividades do programa contou com a participação da embaixadora do evento neste ano, a mesa-tenista paralímpica Danielle Rauen.

Agora, em seu encerramento, a área de Mulher e Esporte do Comitê Olímpico do Brasil ofertou uma palestra com o tema “Saúde da Mulher no Esporte”, ministrada pela ginecologista do Time Brasil, Dra. Fernanda Carvalho, no dia 26. No dia 8, junto com a palestra de encerramento, ocorre o lançamento do livro "Jogos Pandêmicos: memórias de uma psicóloga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020", de Bruna Soares, psicóloga do Comitê Paralímpico do Brasil. Por fim, as participantes receberão um kit de participação, fechando com a foto oficial do evento.

As inscrições para o evento do dia 8 são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://forms.office.com/r/0TMeM1Q6uj. Já os detalhes sobre o Training Camp Mulheres TMB, como a programação do ano, podem ser conferidos no link https://mulherestmb.cbtm.org.br. Além da programação, o hotsite traz a aba "Mulheres TMB", que reúne todas as ações sobre equidade de gênero realizadas nos últimos anos pela CBTM.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / imprensa@cbtm.org.br



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil 

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações