Notícia

Após 83 anos, Hugo Calderano é o primeiro atleta das Américas a figurar entre os quatro melhores do mundo no tênis de mesa

Brasileiro iguala o ponto máximo que um atleta das Américas já chegou na modalidade; Bruna Takahashi e dupla mista têm subidas significativas

Hugo Calderano foi o atleta das Américas que chegou mais longe. Foto: Santiago Regaira/ITTF Americas.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

23/11/2021 06h09


Há 83 anos um atleta das Américas não ocupava o posto de quarto melhor do mundo no tênis de mesa, ponto máximo que um atleta do continente chegou na modalidade. Neste 23 de novembro de 2021, o carioca Hugo Calderano quebrou este jejum, ao alcançar a posição número 4 do ranking mundial masculino, atualizado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

A lista divulgada nesta terça-feira mostra três chineses nas primeiras colocações. Calderano é o primeiro de outro país a figurar no ranking atualizado, com 8.964 pontos. Fan Zhendong lidera, com 12.494, seguido por Ma Long (12.212) e Xu Xin (10.356). A distância dele para o, agora, quinto colocado, o japonês Tomokazu Harimoto, é de 255 pontos.

Antes da criação do ranking mundial, apenas um atleta das Américas havia chegado tão longe: Sol Schiff, dos Estados Unidos, em 1938, reconhecido como o quarto melhor do mundo daquela temporada pela própria ITTF. Calderano alcançou este patamar e pode ser o primeiro do continente a ir além. Ele inicia sua trajetória no Mundial de Houston, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira. Um bom resultado pode levá-lo ao terceiro posto em dezembro.

A subida do brasileiro foi determinada pelo título do Campeonato Pan-Americano, conquistado no dia 15, em Lima, no Peru. Com este resultado, ele somou 500 pontos no ranking, o que lhe possibilitou ultrapassar seu concorrente direto, Harimoto.

Dois outros atletas deram um salto no ranking mundial masculino. Vitor Ishiy subiu oito posições na nova lista e agora é o 55° colocado. Eric Jouti pulou nove posições e agora é o 83°. Gustavo Tsuboi permanece na posição número 38, como o segundo melhor brasileiro. Thiago Monteiro ocupa o 92° lugar, fechando a lista de atletas do país no Top 100.

Bruna e dupla mista

Bruna Takahashi também vai se firmando cada vez mais entre as grandes no tênis de mesa feminino. A atleta subiu do 47° para o 38° lugar. Nunca uma mulher brasileira chegou tão longe no ranking mundial. Na atualização da lista, Caroline Kumahara voltou a ser a número 2 do país, em 136°, e Jessica Yamada ocupa a posição 142.

Outra boa notícia na divulgação do ranking foi a dupla mista Bruna Takahashi/Vitor Ishiy, que figura no Top 15 mundial pela primeira vez. Os brasileiros ocupam o 13° lugar, com 865 pontos, a apenas quatro de distância da parceria bielorrussa Daria Trigolos/Aleksandr Khanin. Vale lembrar que a dupla do nosso país iniciou a temporada em 64° no ranking e foi crescendo após alguns bons resultados, entre os oito melhores de eventos do WTT e, agora, com o título do Campeonato Pan-Americano.

No ranking de duplas femininas, a parceria Caroline Kumahara/Jessica Yamada saltou 50 posições e agora está em 78° lugar. Entre as parcerias masculinas, Eric Jouti/Vitor Ishiy avançou 55 e figura em 45°.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações