Notícia

Training Camp Mulheres TMB tem início em Joinville, em mais uma ação da CBTM para inclusão de gênero

Mulheres representam 95% dos inscritos no evento que antecede à disputa do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro; nova presidente da ITTF participa da abertura

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

29/11/2021 16h23


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM iniciou, no domingo (28), uma das mais importantes ações para inclusão das mulheres no universo da modalidade. Em iniciativa da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), braço educacional da entidade, o Training Camp Mulheres TMB se estende até a próxima sexta-feira (3), em Joinville (SC), numa ação que antecede à disputa do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro.

O evento é desenvolvido dentro do programa “My Gender. My Strenght”, da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que visa aumentar a participação feminina no tênis de mesa por meio do suporte a projetos nacionais criativos e ambiciosos desenhados por mulheres envolvidas com o tênis de mesa, objetivo esse compartilhado com a CBTM. Ao todo, foram 110 inscrições realizadas, sendo 95% de mulheres.

Participaram da abertura do evento, de forma virtual, a nova presidente da ITTF, Petra Sörling, primeira mulher a dirigir a entidade máxima do tênis de mesa; o vice-presidente da ITTF e presidente da CBTM, Alaor Azevedo; a diretora de alta performance e desenvolvimento da ITTF, Polona Cehovin; e, a gerente de alta performance e desenvolvimento da ITTF, Katarzyna Kubas.

Os membros da ITTF falaram da importância da realização de projetos ligados à questões de gênero. Existem objetivos bem claros de ampliar as oportunidades para inserção do esporte para as mulheres, que hoje ainda é pequena. A líder da UniTM, Taisa Belli, por sua vez, falou da importância da Universidade do Tênis de Mesa e alguns resultados alcançados em nove meses de trabalho.

“Um dos objetivos da ITTF é o de sensibilizar para a importância do equilíbrio de gênero na estrutura esportiva do tênis de mesa. Queremos apoiar cada vez mais ações como esta, para aumentar a participação feminina na modalidade”, explica Alaor Azevedo.

Programação recheada

A ação da Confederação tem três locais como sede – Associação Joinvillense de Tênis de Mesa (AJTM), UniSociesc e o Centreventos Cau Hansen – e reúne treinadoras, ex-atletas, atletas da Seleção Olímpica e Paralímpica de tênis de mesa, árbitras, pesquisadoras e profissionais do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em uma programação recheada.

Até terça-feira (30), acontece um treinamento com experts, que vai ter como responsáveis a técnica Lígia Silva; a treinadora da Associação Joinvilense, Janaina Peters; e a atleta e auxiliar técnica da Associação, Lhays Stolarski. Em simultâneo, será promovida uma competição entre os participantes, com as árbitras da Confederação como encarregadas.

Na quarta-feira (1), as atletas da Seleção Brasileira olímpica (Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Jessica Yamada) e as medalhistas paralímpicas Bruna Alexandre, Danielle Rauen, Jennyfer Parinos e Catia Oliveira ministram a palestra “Trajetória das Atletas Olímpicas e Paralímpicas” no Auditório da UniSociesc.

No mesmo local, o workshop “Participação de Mulheres no Esporte: Ambiente Seguro e Perspectivas Científicas” vai acontecer no dia seguinte (2). As responsáveis pela atividade serão: Isabel Swan, coordenadora do “Mulher no Esporte” do Comitê Olímpico Brasileiro – COB; Mariany Nonaka, advogada do COB e ex-atleta; Júlia Barreira, pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (SP); e Roberta Burzagli, treinadora da Confederação Brasileira de Tênis – CBT.

O último dia da ação, sexta-feira (3), vai ter como palco o Centreventos Cau Hansen, local onde serão entregues kits de participação, além de um sorteio do livro "Esportes de Raquete", autografado pela organizadora Taisa Belli, da Universidade do Tênis de Mesa.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações