Notícia

Brasileiros têm grande desempenho no primeiro dia do tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos Júnior

Atletas foram à mesa nos torneios individuais e nas duplas e país já pode garantir medalha nesta quarta-feira

Diogo Silva (em primeiro plano) e Rafinha Turrini (ao fundo) seguem vivos nas duplas. Foto: Luiza Moraes/COB.

Por José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM, com informações do Comitê Olímpico do Brasil

30/11/2021 22h49


A terça-feira (30) foi de excelente estreia para o tênis de mesa brasileiro em Cali, na Colômbia. Nos Jogos Pan-Americanos Júnior, os brasileiros foram à mesa nos torneios individuais (masculino e feminino) e de duplas (masculinas, femininas e mistas) e venceram praticamente todas as partidas. Com as chuvas de triunfos, os atletas do Brasil seguem na competição e já vão brigar por medalha nesta quarta-feira.

Nos torneios individuais, a única atleta que teve de passar pela fase de 64 foi Giulia Takahashi. Ela foi à mesa contra a peruana Maria Maldonado e a superou por 4 a 0 (11/6, 11/5, 11/6 e 11/3). Na fase seguinte, a atleta encarou a canadense Sophie Gauthier e não decepcionou: vitória por 4 a 1, com parciais de 12/10, 8/11, 11/5, 11/8 e 11/7.

A outra representante do Brasil nas disputas de simples, Laura Watanabe, fez a sua estreia na fase de 32. A partida foi diante da equatoriana Mylena Plaza, e a paulista triunfou por 4 a 1. As parciais foram de 11/3, 11/6, 11/8, 3/11 e 11/6. No masculino, o primeiro jogo de Rafael Turrini foi pela fase de 32. O brasileiro teve um embate contra o costarricense Alfredo Sanchez e acabou vitorioso ao aplicar 4 a 0 (11/8, 11/5, 11/5 e 11/8).

No torneio de duplas, a parceria debutante foi a mista, formada por Turrini/Giulia. Na fase de 32, eles enfrentaram os bolivianos Mauricio Davila e Carolina Vedia e passaram por 3 a 0 (11/2, 11/9 e 11/5). Posteriormente, eles voltaram a jogar pelas oitavas de final. Na fase, o desafio aconteceu diante dos equatorianos Diego Piguave e Nathaly Paredes, em que os representantes do Brasil saíram com a vitória: 3 a 0, com parciais de 11/4, 12/10 e 11/3.

Entre os homens, os primeiros movimentos no campeonato também foram positivos. Turrini e Silva formaram parceria para medir forças com os peruanos Felipe Dufoo e Rodrigo Hidalgo, e os brasileiros acabaram se dando melhor ao baterem os oponentes por 3 a 0 (12/10, 11/6 e 11/9) pelas oitavas de final.

Classificados para as quartas de final, ambos os atletas do Brasil admitiram que sentiram nervosismo na estreia, mas que, quebrado o gelo, a avaliação foi de um grande desempenho no primeiro dia.

“O frio na barriga sempre tem, acho que é importante saber lidar com a pressão. Na dupla mista e masculina, a gente conseguiu estrear muito bem. Na primeira, por ser uma rodada anterior, foi um jogo relativamente mais fácil, agora que vai começar mais o desafio, enquanto na outra (masculina) a gente já pegou uma dupla muito forte e conseguimos ganhar por 3 a 0, o que foi algo muito bom”, avaliou Turrini.

“Como todo jogo, dá aquele frio na barriga. A nossa estreia foi muito boa, conseguimos jogar bem. É importante que a gente continue com o mesmo pensamento, com a mesma cabeça. Nenhuma partida aqui é fácil, temos de sempre estarmos atentos”, concordou Diogo Silva.

Nas duplas femininas, Giulia e Laura estrearam nas oitavas de final. O desafio foi diante de Nicole Granados e Sharon Diaz, da Costa Rica, em que as brasileiras terminaram com o triunfo por 3 a 0 (11/7, 11/6 e 11/5).

“Eu me senti muito bem, fiz grande jogo. Eu e a Giulia somos uma dupla muito entrosada, fizemos pontos importantes. Agora, é continuar”, disse Laura Watanabe.

Diogo Silva cai no individual

O único revés do Brasil nesta terça-feira aconteceu no torneio individual. Diogo Silva foi à mesa diante do cubano Eday Rojas e acabou superado por 4 a 2 (9/11, 7/11, 9/11, 11/1, 11/8 e 9/11) se despedindo do campeonato de simples na fase de 32.

Confira abaixo os compromissos dos brasileiros nesta quarta-feira:

Duplas mistas
Quartas de final: 12h (de Brasília)
Rafael Turrini/Giulia Takahashi x Jayden Zhou/Sarah Jalli (USA)

Duplas femininas
Quartas de final: 12h40 (de Brasília)
Giulia Takahashi/Laura Watanabe x Valentina Rios/Macarena Montecino (CHI)

Duplas masculinas
Quartas de final: 13h20
Diogo Silva/Rafael Turrini x Diego Orantes/Enzo Leiva (ESA)

Individual feminino
Oitavas de final: horário a definir
Laura Watanabe x Clio Barcenas (MEX)

Giulia Takahashi x Muriel Rajmil (ARG)

Individual masculino
Oitavas de final: horário a definir
Rafael Turrini x Jayden Zhou (USA)



 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações