Notícia

Leonardo Iizuka bate Gustavo Tsuboi e conquista título inédito do TMB Platinum Ciclo II - Rio de Janeiro

Atleta do Itaim Keiko/JJYamada/SP venceu duelo de gerações e foi às lagrimas na Arena Carioca 1

Leonardo Iizuka foi o grande campeão da categoria Absoluto A Masculino do TMB Platinum. Foto: Rebeca Reis/CBTM

Por Luis Miguel Ferreira

09/07/2023 00h30


Um duelo de gerações na final do Absoluto A masculino do TMB Platinum - Ciclo II - Rio de Janeiro/RJ - 2023. De um lado a experiência de Gustavo Tsuboi, com quatro Jogos Olímpicos no currículo e oito medalhas em Jogos Pan-Americanos. Do outro, a juventude de Leonardo Iizuka, melhor brasileiro no ranking mundial Sub-19, com apenas 17 anos. 

E no fim prevaleceu a juventude. Enfrentando o campeão do TMB Platinum Ciclo I - São Paulo – 2023, vitória do atleta do Itaim Keiko/JJYamada/SP por 3 sets 2 com parciais de 6/11, 11/4, 8/11, 12/10 e 12/10 e título inédito.  

''Não consigo descrever esse sentimento. É muita emoção. Foi um jogo incrível que fizemos nesta final. Ele é um atleta muito forte e foi a primeira vez que nos enfrentamos. Estou muito feliz e realizado com este título. A torcida estava super dividida e abrilhantou essa conquista’’, comemorou Iizuka. 

Danilo Toma (Associação Concordinense de Tênis de Mesa/SC) e Diogo Silva (São Caetano/Bunka/SP) ficaram com o bronze e completaram o pódio.

O jogo 

O início da final já mostrava que o ouro seria definido nos detalhes. Assim, cada ponto era comemorado com muito ânimo na mesa. O primeiro set foi de pontos alternados, sem ninguém conseguir abrir grande vantagem até o sexto ponto de cada atleta. A partir daí, Tsuboi aproveitou os erros de Léo e fechou o primeiro set: 11 a 6.  

Atrás no placar, Iizuka preferiu usar a mesma tática, jogando de forma agressiva desde o início da segunda parte do jogo. E deu certo. Léo fechou o set com um lindo ponto e empatou o duelo: 11 a 4.  No terceiro set, mais uma vez um duelo muito agressivo dos dois lados. Tsuboi encaixou seu jogo e voltou a ficar na frente do placar: 11 a 8. 

Precisando de um set para garantir o título, Gustavo Tsuboi usou toda sua experiência e controlou o jogo. Mas foi o jovem que brilhou. 12 a 10, levando o confronto para o quinto set. A última parte do jogo foi digna de filme. Teve rally, casquinha e muita vibração. No fim, Leo Iizuka reverteu a vantagem de Gustavo Tsuboi e chorou ao conquistar o TMB Platinum: 12 a 10. 

Serviço de jogo
Leonardo Iizuka 3 x 2 Gustavo Tsuboi
TMB Platinum - Ciclo II - Rio de Janeiro - 2023
Data: 08/07/2023 (sábado)
Parciais: 6/11, 11/4, 8/11, 12/10 e 12/10

O caminho até a final 

O título começou na fase de grupos. No grupo 9, Iizuka conquistou a classificação vencendo seus dois compromissos por 3 sets a 0 contra Rafael Nagamine e Danilo Rolim.  

No primeiro desafio das fases eliminatórias, o adversário foi Felipe Lara e Leonardo avançou triunfando mais uma vez por 3 a 0. 

Nas oitavas, Heverton Braz ficou no caminho com um novo 3 a 0. O primeiro a vencer um set do campeão foi o líder do ranking do Absoluto A, Allan Sarmento. Mas não foi o suficiente. Com parciais de 11/5, 6/11, 11/12 e 13/11, o atleta do Itaim Keiko/JJYamada/SP por 3 sets a 1.  

No último desafio antes da decisão, nas semifinais, o adversário foi Danilo Toma e Leo mais uma vez foi imbatível. A vaga na final foi conquistada com 13/11, 11/5 e 11/5. 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações