Em final eletrizante, Sabrina Miyabara vence Tamyres Fukase e garante seu primeiro título de TMB Platinum
Atleta do Esporte Clube Praia Grande/SP garantiu o topo do pódio com um triunfo por 3 sets a 2 no Ciclo III, em Uberlândia
Título inédito! Sabrina Miyabara conquistou seu primeiro título de TMB Platinum - Jaime Junior/CBTM
Por Luis Miguel Ferreira
17/09/2023 01h15
Sabrina Miyabara entrou para o seleto grupo dos grandes campeões do TMB Platinum. Em uma final de tirar o fôlego da torcida que lotou as arquibancadas do Praia Clube, a atleta do Esporte Clube Praia Grande/SP bateu Tamyres Fukase (Nikkey São José dos Campos/SP) e garantiu o título inédito da competição.
Na mesa, virada inesquecível e vitória por 3 sets a 2. O duelo teve parciais de 10/12, 11/8, 6/11, 11/9 e 11/3. Em Uberlândia, a mesa-tenista ainda garantiu mais um outro: na categoria Sub-19.
''Estou muito feliz. Esse era meu sonho e objetivo no campeonato. Estou muito realizada, senti que joguei muito bem. Dei meu máximo e consegui virar a final. Estava muito ansiosa para jogar as finais porque nunca tinha participado de um evento tão grande assim, mas depois foi melhorando. Quero agradecer aos meus pais, técnicos e torcida.''
Beatriz Fiore (São Caetano do Sul/Bunka/SP) e Giovanna Faria (CR Saldanha da Gama/Santa Cecília/Fupes/SP) se despediram da competição nas semifinais e garantiram a medalha de bronze.
A final feminina começou disputada, com Sabrina e Tamyres alternando os pontos. O duelo foi afunilando cada cada vez mais e a atleta do Nikkey São José dos Campos/SP até conseguiu abrir três pontos de vantagem, mas logo o jogo voltou a ficar empatado: 9 a 9. No fim do set, 12 a 10 para Tamyres, abrindo o placar.
Em mais um set super disputado e com uma sequência de rallys, o empate apareceu no placar. Sabrina Miyabara foi cirúrgica para conquistar o 11 a 8: 1 a 1.
Buscando voltar à vantagem, Tamyres forçava os erros da adversária e a tática funcionou. Com quatro pontos de vantagem, a mesa-tenista viu o jogo ser paralisado por um pedido de tempo que quebrou sua sequência de pontos. Mas pouco adiantou. Embalada pelo excelente set que fazia, Fukase voltou a ficar na frente do placar vencendo por 11 a 6.
Precisando da vitória para levar o jogo para o quinto e último set, Sabrina contou com o apoio de sua torcida presente na arquibancada do praia clube para se superar o cansaço. Após uma sequência de empates, a atleta do Praia Grande brilhou no fim da quarta parte do jogo e empatou a disputa com um 11 a 9.
Confiante pelo resultado do quarto set, Sabrina Miyabara caminhou a passos largos pela glória e foi conquistando seu título ponto a pontos. Após abrir 9 a 0 no placar, foi apenas necessário controlar o jogo para chegar ao 11 a 3 e ao topo do pódio.
Serviço de jogo
Sabrina Miyabara 3 x 2 Tamyres Fukase
TMB Platinum - Ciclo III - Uberlândia - 2023
Data: 16/09/2023 (sábado)
Parciais: 10/12/ 11/8, 6/11, 11/9 e 11/3
O caminho até a final
O título começou com muita luta ainda na fase de grupos. Sabrina garantiu a classificação às fases eliminatórias mesmo sendo superada por Danielle Rauen por 3 sets a 0. Antes disso, na estreia, vitória contra Melissa Aoyama por 3 sets a 1.
Na fase 16 avos de final, o primeiro 3 sets a 2 da campanha, no duelo contra Maria Fernandes. Nas oitavas de final a adversária foi Camila Serikawa e a vitória foi por 3 sets a 1.
Nas quartas e nas semis, a classificação foi conquistada com vitórias de 3 sets a 0 contra Marina Michelin e Beatriz Fiore, respectivamente.
No jogo valendo o ouro, virada heróica e ouro conquistado contra Tamyres Fukase: 3 sets a 2.