Campeã no sub-11, Luiza Fontanive festeja a conquista com o seu pai e técnico. Foto: Dhavid Normando/Fvimagem/CBTM
Por Por Comunicação CBTM
O primeiro dia do TMB Platinum Brasileiro Interclubes Olímpico e Paralímpico - Ciclo II - foi marcado pelas competições por faixas etárias. Nas mesas da Arena Carioca 1, atletas olímpicos das categorias sub-7, sub-11, sub-15 e sub-21 desfilaram seus talentos. Nesta quarta-feira (24), subiram ao ponto mais alto do pódio Pedro Prado, no sub-7; Luiza Fontanive e João Ribeiro, no sub-11; Mahayla Sardá e Luan Santos, no sub-15; além de Júlia Hatakeyama e Kim Iwasaki no sub-21.
Realizado na Arena Carioca I, situada no Parque Olímpico da Barra, Zona Oeste carioca, o TMB Platinum Brasileiro Interclubes Olímpico e Paralímpico - Ciclo II é a maior competição de tênis de mesa das Américas e reúne atletas de todo o país para cinco dias de jogos, que acontecem até o próximo domingo (28).
Júlia Hatakeyama e Kim Iwasaki são campeões no sub-21
A mato-grossense Júlia Hatakeyama, da Associação ATM Table Tennis/CT Morimoto, foi a campeã do sub-21 feminino. Em final contra Giovanna Faria (CR Saldanha da Gama/Santa Cecília/FUPES-SP), triunfou por 3 sets a 0, com parciais de 11/7, 11/5 e 12/10.
“Hoje foi um grande dia, muito especial para mim. Nunca havia chegado ao pódio no sub-21 e chegar, já com a medalha de ouro, foi emocionante”, declarou a campeã. “E foi ainda mais especial porque a minha irmã veio comigo ao evento. Foram jogos difíceis hoje e espero continuar atuando bem e solta nos demais dias do evento”, relatou.
No masculino, a final foi entre paulistas e colegas de clube: Kim Iwasaki e Guilherme Barros, ambos do Itaim Keiko/JJYamada. E Iwasaki se saiu melhor por 3 sets a 0, com parciais de 11/9, 11/2 e 11/6.
Santa Catarina faz dois campeões no sub-15
Dois catarinenses levaram o título da categoria sub-15: Mahayla Sardá (SR Mampituba/FME Criciúma-SC) e Luan Santos (AMF/Elase Clube Social e Desportivo-SC). Mahayla passou em sets diretos na final por Maiara Alves (Esporte Clube Praia Grande-SP). As parciais foram de 15/13, 11/7 e 11/5.
Já Luan Santos conquistou o bicampeonato, após triunfar no Ciclo 1. Na decisão contra Felipe Okano (Clube de Campo de Piracicaba-CCP-SP), se impôs por 3 sets a 1, com parciais de 11/4, 11/9, 9/11 e 11/9. “Depois que eu abri 2 a 0, passei a alongar bastante as bolas. Mas ele é um jogador forte e ataca a bola quando vem longa. Então voltei a encurtar os lances para vencer”, descreveu.
Luiza Fontanive e João Ribeiro vencem o sub-11
No sub-11, Luiza Fontanive (Clube Rioestense de Tênis de Mesa-SC) manteve sua hegemonia na categoria, superando Yumi Iwamoto (Associação Goiana de Tênis de Mesa-GO) na decisão em sets diretos. As parciais foram de 13/11, 11/5 e 11/7. No masculino, deu João Ribeiro. O atleta do Santo André/ADSA-SP venceu Luís Ferreira (Rio Spin Escola de Tênis de Mesa-RJ) na decisão por 3 sets a 0, com parciais de 11/8, 11/4 e 11/7.
Invicto, Pedro Prado leva o sub-7 masculino
Disputado apenas no masculino, o sub-7 masculino teve o mineiro Pedro Prado como campeão invicto. O atleta da Associação Amigos do Tênis de Mesa TM Minas venceu por 3 sets a 0 o catarinense Antony Pereira, da Associação de Tênis de Mesa de Pouso Redondo, na última rodada do grupo único. Pereira ficou com a medalha de prata e Rafael Hilla (Techpong Academy/Tibhar/Balneário Camboriú-SC) com o bronze.
Sequência do evento
O TMB Platinum Brasileiro Interclubes Olímpico e Paralímpico - Ciclo II recebeu mais de 1.200 inscrições para a competição olímpica, que prossegue nesta quinta-feira (25), com as categorias sub-9, sub-13, sub-19 e adulto, no individual olímpico. Confira a programação remanescente do evento:
• Quinta-feira, 25 - Olímpico: Sub-9, Sub-13, Sub-19 e Adultos
• Sexta-feira, 26 - Olímpico: Sênior e Lady, Veteranos e Absoluto A
• Sexta-feira, 26 - Paralímpico: Classes de 1 a 11
• Sábado, 27 - Olímpico: Sequência do Absoluto A e início dos demais Absolutos
• Domingo, 28 - Olímpico: Demais Absolutos
O TMB Platinum Brasileiro Interclubes Olímpico e Paralímpico - Ciclo II tem seus jogos da mesa principal transmitidos pelo canal da CBTM no YouTube (https://www.youtube.com/@TMdoBrasil). Já as finais do Absoluto A, no masculino e no feminino, também serão transmitidas no sábado (27) pelo canal Sportv 3, em horário alternativo.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto, Paulo Rocha e Beatriz Cunha (estagiária)