Notícias Portal TMB

Brasília sedia evento com detecção de talentos, classificação funcional e torneio distrital

Crianças e jovens, das categorias paralímpicas e olímpicas, passaram por treinos intensivos

Divulgação - FTMDF

Por Comunicação CBTM

21/11/2024 07h00


De 15 a 17 de novembro,no Núcleo Bandeirantes, Brasília, em uma parceria da CBTM e da Federação de Tênis de Mesa do Distrito Federal, foi realizado um evento para a detecção de jovens talentos, classificação funcional e um torneio de base. Daniel Peterossi, treinador da seleção paralímpica de tênis de mesa foi o responsável por conduzir os trabalhos.

"A ação de detecção de talentos contou com a participação de crianças e jovens, majoritariamente das categorias paralímpicas e olímpicas. Durante os três dias de atividades, foram realizados três períodos de treinos intensivos e um dia destinado à competição. Os atletas foram avaliados em aspectos técnicos, físicos, mentais e comportamentais, além de elementos sociais e recreativos. O evento destacou-se pela promoção da inclusão e pela identificação de potenciais futuros talentos para o esporte", disse Daniel Peterossi.

Os participantes foram analisados em diversos aspectos. Mentalmente, na capacidade de concentração e resiliência. Quanto ao comportamento, analisando a disciplina e atitude frente aos desafios. Na coordenação motora, precisão de movimentos, controle corporal, força e agilidade, destacando a potência e a velocidade de execução.



Também foi analisado a capacidade de solucionar problemas, se adaptar à situações inesperadas durante o jogo, além dos mais variados fundamentos do tênis de mesa, como postura, golpes e táticas. Sem deixar de lado, é claro, o espírito competitivo e esportivo, bem como a interação com colegas e treinadores.

Para Aloísio Alves de Lima Jr. , presidente da FTMDF, o evento foi um sucesso e um marco para o Distrito Federal. "É algo fundamental para nós um evento como este. Vamos tentar manter isso no calendário, porque temos grandes expectativas com o desporto escolar, focando na nova geração. Temos material humano muito bom e queremos expandir a base precisa de mais talentos. E nós não tínhamos feito nenhum evento sub 9 e sub 11. Mas realizamos com sucesso e, cada vez mais, vamos crescer a base olímpica e paralímpica", disse Aloisio Lima.

O evento, certamente, identificou jovens promissores que demonstraram alto potencial para representar o Brasil em competições futuras. Mas é preciso um companhamento contínuo, reforçar o treinamento regional, melhorando a estruturação de centros de treinamento nas regiões dos atletas para aprimoramento de suas habilidades e fortalecer as iniciativas paralímpicas.

Junto à detecção de talentos, foi também realizado a classificação funcional de 22 atletas, sendo que 18 foram considerados elegíveis para atuar no tênis de mesa paralímpico. "A CBTM sediar um detecção de talentos no DF é miuto significativo para nossa região. Dois classificadores funcionais vieram até aqui e conseguimos filiar mais três clubes paralímpicos. Começamos o ano com seis clubes e vamos fechar o ano com 11", completa Aloisio Lima.

Em paralelo também foi realizado o 6º TMB Distrital, com participantes da comunidade de tênis de mesa de todo o DF e os participantes da detecção de talentos e da classificação funcional. No total foram 80 atletas, sendo 26 paralímpicos, com 72 sendo medalhados.

"A participação e o engajamento do público foram significativos, com um ótimo suporte às competições e uma demonstração clara de que o tênis de mesa é um esporte acessível e capaz de unir pessoas de diferentes origens e habilidades. Este evento não só proporcionou momentos de entretenimento e competição, mas também cumpriu seu papel social de promover o esporte para todos, criando uma base sólida para o futuro do tênis de mesa em nosso país", concluiu o presidente da FTMDF.

Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Jogo Limpo

Parceiro Oficial

Patrocinadores

Apoiadores