Notícias Portal TMB

Liga Nipo-Brasileira de tênis de mesa celebra 20 anos de conquistas

Liga Oficial desde 2021, liga de clubes japoneses comemora conquistas e mira mais sucesso no futuro

DIvulgação

Por Comunicação CBTM

04/12/2024 04h00


Em 2004,  Yoshio Imaizumi convidou Marcus Yamada, Mário Nishimura e Mauro Ikeda para fundar uma liga de tênis de mesa. Cerca de 20 anos depois, a Liga-Nipo Brasileira é sinônimo de sucesso e de enorme relevância no cenário nacional.  

Digno de celebração, a Liga Nipo comemorou os 20 anos no último dia 30 de novembro, realizando uma festa de encerramento da temporada, premiando 160 atletas das 49 categorias que competem na liga.

Para Mauro Ikeda, atual presidente da Liga Nipo-Brasileira, o início de tudo foi ousado e exigiu muita dedicação. "Nós achamos a ideia de criar uma liga interessante, uma vez que os clubes japoneses estavam com baixa frequência, e com o tênis de mesa atrairíamos muita criança jovens e até o pessoa da terceira idade. E quando realizamos nossa 1ª etapa no Dia dos Pais, tivemos uma grata surpresa de termos 265 inscritos. A partir daí, a Liga Nipo cresceu rapidamente, e hoje fazemos de 12 a 14 etapas no ano, com média de 650 atletas".
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Liga Nipo Brasileira (@liganipo)

E a ideia incial era que a Liga Nipo ficasse somente com ateltas nunca federados. Só que a ideia deu tão certo que, invariavelmente, os atletas se motivaram para seguir jogando, acabaram-se federando e tornaram-se mesatenistas profissionais.

"Mas em 2021, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa convidou a Liga Nipo para fazer parte das Ligas Oficiais da entidade", explica Mauro Ikeda. "Aceitamos e hoje temos a certeza que é uma parceria muito legal e importante, para todos atletas para os clubes e para o tênis de mesa brasileiro."

Sem dúvida, foram 20 anos de muito trabalho que resultou em muito sucesso. "A Liga Nipo atingiu o objetivo, de realmente, atrair muitas crianças e jovens para os clubes, e aumentou o número de clubes de tênis de mesa. Nós somos muito gratos a todos clubes, atletas, técnicos e dirigentes, e principalmte para com a Federação de Tênis de Mesa e à CBTM", completa Mauro Ikeda.

Muitos nomes dos mesatenistas que estão na elite do tênis de mesa brasileiro passaram pela Liga Nipo. Nomes como o de Bruna Takahashi, Vitor Ishiy, Leonardo Iizuka, Giulia Takahashi, Luca Kumahara, Guilherme Teodoro e Laura Watanabe.

"Atualmente, nós temos categorias que atletas federados podem jogar, e até estamos pensando em abrir mais categorias para federados. Vamos estudar e o ver que vamos fazer com a Liga Nipo em 2025", finaliza Mauro Ikeda.

O tênis de mesa brasileiro agradece à Liga Nipo-Brasileira e deseja todo o sucesso nos próximos anos






 

Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Jogo Limpo

Parceiro Oficial

Patrocinadores

Apoiadores