Notícia

CBTM debate avanços do tênis de mesa paralímpico durante Expo do CPB

Eventos são oportunidade para a CBTM apresentar o tênis de mesa virtual e expandir a nova modalidade

Crédito: CPB Expo Paralímpica

Por Comunicação CBTM

24/11/2024 10h00


Os avanços tecnológicos no tênis de mesa e a formação dos treinadores da modalidade paralímpica foram temas debatidos durante o VII Congresso Paradesportivo Internacional, que integrou a Expo Paralímpica promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, entre 20 e 23 de novembro, na cidade de São Paulo.

A professora de educação física Taísa Belli foi uma das profissionais que representou a Confederação Brasileira de Tenis de Mesa (CBTM) na programação de palestras e mesas-redondas.  

Doutora em Ciências da Motricidade e pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Unicamp, Taísa apresentou o programa da CBTM para desenvolvimento de treinadores olímpicos e paralímpicos e os princípios que norteiam o trabalho, como a aprendizagem contínua, as competências individuais e o impacto na formação de atletas desde a base até o alto rendimento.

Atual presidente do Comitê Científico da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) e integrante do Comitê Científico da CBTM, Taísa reconhece a necessidade de compartilhar conhecimentos sobre os vários aspectos do tênis de mesa, a exemplo de sua relação com a medicina esportiva: “Recentemente discutimos em congresso internacional da Fundação ITTF o impacto positivo do tênis de mesa no tratamento das doenças neurodegenerativas”.

Taísa tem uma missão importante em 2025: organizar o 17º Congresso de Ciência do Esporte da ITTF a ser realizado durante o Campeonato Mundial, em Doha, no Catar, em maio próximo. O congresso contará com entidades parceiras como o Aspetar, hospital especializado em medicina ortopédica e esportiva, líder mundial e o primeiro do gênero no Oriente Médio.

Em sua trajetória como gestora da CBTM entre 2020 e 2023, Taísa foi responsável pela implantação da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) e a criação de cursos para gestores, treinadores, atletas, árbitros, equipes multidisciplinares, comunidade do tênis de mesa, entre outros.


Daniel Peterossi e Camila Cardoso mostraram inovações utilizadas pela CBTM no desenvolvimento da modalidade / Crédito: CBTM

Outro membro da CBTM que oxigenou os debates na Expo foi Daniel Peterossi, head coach da Seleção Brasileira Paralímpica. Ele mostrou as inovações implementadas desde 2023, quando assumiu a função na confederação, destacando conquistas recentes como os resultados nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e a preparação para as Paralimpíadas de Paris 2024.

Na palestra, acompanhado da líder da UniTM Camila Cardoso, Daniel reforçou o compromisso da CBTM com a excelência, inovação e inclusão no esporte, destacando o tênis de mesa como um instrumento de transformação social. Ele abordou o impacto de tecnologias modernas, tais como Spinsight, Blaze Pod, Fast Pong e Stupa.

Esta última é uma ferramenta de análise de desempenho que revolucionou a leitura de jogos, permitindo treinos mais estratégicos e personalizados para cada adversário. Mestre em Ciências do Esporte, Daniel enfatizou a importância do treinamento cognitivo e de manter a identidade de jogo dos atletas, mesmo com adversidades.

O evento foi uma oportunidade para Daniel apresentar a agenda de competições da nova modalidade no virtual por meio do Meta Quest, plataforma em que serão realizados os primeiros campeonatos (mundial e nacional) de tênis de mesa paralímpico com realidade virtual, em novembro e dezembro deste ano.

Além de estande, a CBTM marcou presença no Expo com uma ativação em que disponibilizou duas mesas para o público se divertir batendo uma bolinha e receber orientações sobre as regras do tênis de mesa. Os treinadores Daniel Peterossi, Claudiomiro Segatto, Maiza Mota e Paulo Camargo e atletas que treinam na sede do CPB como Bruna Alexandre, Cláudio Massad, Ryan Victor, Aline Ferreira e Lethícia Lacerda participaram da interação com os visitantes da feira. O público também pode testar como se joga o tênis de mesa virtual e se informar sobre como a modalidade está expandindo dentro e fora do país.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?