Notícia

CBTM debate avanços do tênis de mesa paralímpico durante Expo do CPB

Eventos são oportunidade para a CBTM apresentar o tênis de mesa virtual e expandir a nova modalidade

Crédito: CPB Expo Paralímpica

Por Comunicação CBTM

24/11/2024 10h00


Os avanços tecnológicos no tênis de mesa e a formação dos treinadores da modalidade paralímpica foram temas debatidos durante o VII Congresso Paradesportivo Internacional, que integrou a Expo Paralímpica promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, entre 20 e 23 de novembro, na cidade de São Paulo.

A professora de educação física Taísa Belli foi uma das profissionais que representou a Confederação Brasileira de Tenis de Mesa (CBTM) na programação de palestras e mesas-redondas.  

Doutora em Ciências da Motricidade e pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Unicamp, Taísa apresentou o programa da CBTM para desenvolvimento de treinadores olímpicos e paralímpicos e os princípios que norteiam o trabalho, como a aprendizagem contínua, as competências individuais e o impacto na formação de atletas desde a base até o alto rendimento.

Atual presidente do Comitê Científico da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) e integrante do Comitê Científico da CBTM, Taísa reconhece a necessidade de compartilhar conhecimentos sobre os vários aspectos do tênis de mesa, a exemplo de sua relação com a medicina esportiva: “Recentemente discutimos em congresso internacional da Fundação ITTF o impacto positivo do tênis de mesa no tratamento das doenças neurodegenerativas”.

Taísa tem uma missão importante em 2025: organizar o 17º Congresso de Ciência do Esporte da ITTF a ser realizado durante o Campeonato Mundial, em Doha, no Catar, em maio próximo. O congresso contará com entidades parceiras como o Aspetar, hospital especializado em medicina ortopédica e esportiva, líder mundial e o primeiro do gênero no Oriente Médio.

Em sua trajetória como gestora da CBTM entre 2020 e 2023, Taísa foi responsável pela implantação da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) e a criação de cursos para gestores, treinadores, atletas, árbitros, equipes multidisciplinares, comunidade do tênis de mesa, entre outros.


Daniel Peterossi e Camila Cardoso mostraram inovações utilizadas pela CBTM no desenvolvimento da modalidade / Crédito: CBTM

Outro membro da CBTM que oxigenou os debates na Expo foi Daniel Peterossi, head coach da Seleção Brasileira Paralímpica. Ele mostrou as inovações implementadas desde 2023, quando assumiu a função na confederação, destacando conquistas recentes como os resultados nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e a preparação para as Paralimpíadas de Paris 2024.

Na palestra, acompanhado da líder da UniTM Camila Cardoso, Daniel reforçou o compromisso da CBTM com a excelência, inovação e inclusão no esporte, destacando o tênis de mesa como um instrumento de transformação social. Ele abordou o impacto de tecnologias modernas, tais como Spinsight, Blaze Pod, Fast Pong e Stupa.

Esta última é uma ferramenta de análise de desempenho que revolucionou a leitura de jogos, permitindo treinos mais estratégicos e personalizados para cada adversário. Mestre em Ciências do Esporte, Daniel enfatizou a importância do treinamento cognitivo e de manter a identidade de jogo dos atletas, mesmo com adversidades.

O evento foi uma oportunidade para Daniel apresentar a agenda de competições da nova modalidade no virtual por meio do Meta Quest, plataforma em que serão realizados os primeiros campeonatos (mundial e nacional) de tênis de mesa paralímpico com realidade virtual, em novembro e dezembro deste ano.

Além de estande, a CBTM marcou presença no Expo com uma ativação em que disponibilizou duas mesas para o público se divertir batendo uma bolinha e receber orientações sobre as regras do tênis de mesa. Os treinadores Daniel Peterossi, Claudiomiro Segatto, Maiza Mota e Paulo Camargo e atletas que treinam na sede do CPB como Bruna Alexandre, Cláudio Massad, Ryan Victor, Aline Ferreira e Lethícia Lacerda participaram da interação com os visitantes da feira. O público também pode testar como se joga o tênis de mesa virtual e se informar sobre como a modalidade está expandindo dentro e fora do país.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?