Foto: ITTF Americas
Por Comunicação CBTM
Com um pequeno susto no início, Hugo Calderano, 6º do ranking mundial, venceu nesta quarta-feira (5) e segue vivo no WTT Singapura Smash 2025. O mesatenista brasileiro saiu atrás diante do nigeriano Quadri Aruna (20º) em partida válida pela 2ª rodada, mas se recuperou e saiu vitorioso com um placar de 3 sets a 1, parciais de 8/11, 11/9, 11/5 e 11/6.
Quadri Aruna começou muito bem, muito agressivo e pontuando no saque do brasileiro. Mas, aos poucos, Calderano foi achando seu ritmo, jogou mais dentro da mesa e demonstrou um maior arsenal de golpes.
E o próximo desafio no Singapura Smash será diante de Lin Yun-Ju (12º), de Taiwan, em partida que vale uma vaga nas quartas de final do torneio de simples. O confronto está marcado para quinta-feira (6), às 9h20 (de Brasília).
Hugo Calderano e Lin Yun-Ju já se enfrentaram quatro vezes na carreira e o atleta de Taipei leva vantagem, com três vitórias. No último jogo entre eles, pelo WTT Champions de Frankfurt 2024, Lin Yun-Ju venceu no 5º set com um 11 a 9.
O Singapura Smash é o primeiro dos quatro Grand Smashes do ano. Depois de Singapura, Las Vegas será a sede do United States Smash, em julho. Na sequência, o Europe Smash será realizado na Suécia, em agosto. Fechando o calendário, o Smash China está programado para o fim de setembro.
O Singapura Smash distribui muitos pontos, o que vai impactar no ranking mundial nesses primeiros dias de 2025. Os campeões vão somar 2000 pontos para o ranking, enquanto os finalistas levam 1400 pontos. Os semifinalistas somam 700 pontos, com 350 pontos para quem chegar às quartas de final. Os atletas que chegarem nas oitavas de final somam 175 pontos.
Fora que o torneio tem uma premiação total de US$1,5 milhão. Todas as partidas do Singapura Smash têm transmissão ao vivo pelo canal do WTT no YouTube.