Hoon Shim foi o grande campeão da categoria Absoluto B - Foto: Miriam Jeske/CBTM
Por Luis Miguel Ferreira
O quinto e último dia do TMB Platinum - Ciclo I - São Paulo/SP - 2023 chegou e com ele conhecemos os últimos oito grandes campeões da maior competição de Tênis de Mesa das Américas. Neste domingo (2) foram definidos os pódios dos Absolutos B, C, D, E e F no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Antes disso, nos primeiros três dias de torneio conhecemos os medalhistas das categorias de base, das categorias paralímpicas e dos veteranos. Já no último sábado (1), o CPB parou para acompanhar as grandes Finais TMB Platinum.
No feminino, Victória Strassburger venceu Karina Shiray de virada e ficou com o ouro do Absoluto A. Já no masculino, Gustavo Tsuboi superou Allan Sarmento e foi o grande campeão.
Nas grandes finais de domingo, os títulos do Absoluto B ficaram com atletas do Paraná. No Feminino, Melissa Aoyama (ARTM/ACER/Rolândia/PR) venceu Daiane Silva (Master Pong LC Academia/SP) por 3 sets a 0 e ficou com o ouro. Giovana Silva (Yara Clube Marilia/ACAD Nelson Machado/SP) e Thaisa Vilar (Clube Ituano de Esportes/SP) dividiram o bronze.
''Fico muito feliz de ganhar o Absoluto B que é uma categoria mais difícil. Já tinha competido nos outros dias do ciclo, não estava conseguindo chegar, mas felizmente consegui este ouro. A final foi um grande jogo e acho que meu saque fez a diferença. Consegui atacar mais'', comemorou Melissa Aoyama.
Entre os homens, Hoon Shim (Sociedade Thalia Curitiba/PR) bateu Douglas Tomioka (Esporte Clube Praia Grande/SP) por 3 sets a 2 e ficou no lugar alto do pódio, que ainda teve a presença de Felipe Ikeda (São Caetano do Sul/SP) e Vitor Iwamoto (Associação Gyntt de Tênis de Mesa/GO), que ficaram com o bronze.
''Estava nervoso no primeiro jogo e acabei perdendo por 3 a 2. Mas venci na sequência e passei em primeiro no grupo. Enfrentei muitos jogadores fortes e consegui impor meu jogo. Para final eu assisti os jogos dele e o Douglas foi muito bem. Mantive o pensamento de fazer o meu jogo. Ele começou vencendo. Eu virei, ele empatou, mas no final consegui a vitória. Fico feliz de colocar meu nome no mural dos campeões novamente'', exclamou Hoo Shim.
No Absoluto C Feminino, Halana Duarte (Santo André/ADSA/SP) conquistou o ouro, Ana Clara Pires (Associação de São Carlos/SP) ficou com a prata. Carolina Fonseca (Sogipa/RS) e Yumi Iwamoto (Associação Goiana de Tênis de Mesa/AGTM/GO) completaram o pódio com o bronze.
No masculino, o ouro ficou com Thiago Gomes (Instituto Matos TT/SESI/Lorena/SP), que venceu Jefferson Silva (Independente Clube de Tênis de Mesa/MA). Henrique Kimura (Esporte Jundiaí/SP) e Gabriel Caraça (Associação RCTM/SP) foram os medalhistas de bronze.
Isabel Amorim (Esporte Jundiaí/SP) foi a grande campeã do Absoluto D Feminino, seguida de Marina de Oliveira (Associação Nikkey São José dos Campos/SP) com a prata e Ana Lucia Neubarth (Palmeiras/SP) e Kyrla Fogaça (Life Pong/SP) com as medalhas de bronze.
No Absoluto D Masculino, Heinz Bendezu (Esporte Clube Praia Grande/SP) ficou com o ouro. Já Igor Simões (Cerâmica Clube/SP) conquistou a prata. Lucas Sato (São Caetano/Bunka/SP) e Daniel Gadelha (Academia Fitpong de Tênis de Mesa/DF) foram bronze na categoria.
Pelo Absoluto E Masculino, ouro para William Higa (Itaim Keiko/JJYamada/SP), prata Eduardo Duclos (Palmeiras/SP) e bronze para César Takose (Itaim Keiko/JJYamada/SP) e Bruno Martinho (Life Pong/SP).
Felipe Arakaki (Itaim Keiko/JJYamada/SP) foi o grande campeão do Absoluto F Masculino. Edilson Okamura (Sociedade Thalia Curitiba/PR) ficou com a prata. Já Thomas Uno (Top Spim/SP) e Felipe Fernandes (Associação RCTM/SP) dividiram a terceira colocação.