A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) é a entidade responsável pela gestão e organização do tênis de mesa no Brasil. A CBTM é filiada à International Table Tennis Federations (ITTF), à ITTF Americas, à Confederação Sul-Americana de Tênis de Mesa (CSATM) em âmbito internacional e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em âmbito nacional.
Tem, portanto, em conjunto com as Federações Estaduais filiadas, a incumbência de: organizar competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais no território brasileiro; gerenciar as seleções nacionais participantes de competições internacionais; fomentar a prática do tênis de mesa, especialmente nas questões ligadas a projetos de detecção, formação e promoção de talentos; contribuir com a capacitação de profissionais para atuação no mercado do tênis de mesa; dentre outras atividades que dizem respeito a sua finalidade estatutária.
Por toda a sua construção e organização, a CBTM tem supremacia nas Américas, sendo uma das principais forças mundiais no esporte: