Thiago Gomes celebra medalha de bronze em Lima
Por Comunicação CBTM
Thiago Gomes e Evellyn Santos, atletas da classe 11, representaram o tênis de mesa brasileiro no Virtus Global Games. A competição internacional para atletas de alto nível com deficiência intelectual, síndrome de Down e autismo sem deficiência intelectual aconteceu entre os dias 5 e 9 de julho, em Vichy, na França.
Nas disputas por equipes masculinas, medalha para o Brasil. Ao lado do húngaro Peter Palos, Thiago Gomes chegou às semifinais. Na mesa, revés contra a equipe da Coreia do Sul por 2 a 0. E o bronze de Thiago entrou para a história. Esta foi a primeira medalha do Brasil nas competições masculinas do Global Games. Em 1995, Anita Oliveira e Liane Faust ficaram com o bronze nas disputas em duplas.
Anita Oliveira e Liane Faust - Foto: Arquivo pessoal
''Gostaria de agradecer a CBTM e CBDI (Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais) por acreditarem no meu potencial e acreditarem que eu poderia vir à França e conquistar um bom resultado para o Brasil. Consegui a primeira medalha da classe 11 brasileira em mundiais e fico muito feliz com isso. Gostaria de agradecer também aos meus familiares, minha esposa, meus treinadores, parceiros de clube, que me ajudam diariamente. Estão sempre me incentivando, me ajudando a melhorar. A rotina de treinos não é fácil. Cansados, com dor, às vezes vindo de resultados ruins, e eles estão sempre colocando a gente para cima. Gostei muito da experiência de jogar o Global Games, com atletas do mundo todo, de todos os níveis. Aqui estavam apenas os melhores e levar uma medalha para o Brasil é sempre muito importante.'', explicou Thiago.
No individual, Thiago avançou na fase de grupos na segunda colocação com duas vitórias em três jogos, atrás apenas do número 3 do ranking, Peter Palos. Na fase 16 avos de final, o brasileiro foi derrotado por Wai Lok Wan, de Hong Kong: 3 sets a 2, com parciais de 11/9, 4/11, 6/11, 11/6 e 8/11. Em duplas masculinas, Thiago, ao lado do japonês Shunta Yamamoto, parou nas oitavas de final
Thiago Gomes no pódio da disputa por equipes. Brasileiro ficou com o Bronze
''Agora a próxima competição internacional importante são os jogos Parapan-Americanos, realizados em Santiago, no Chile. O campeão vai ter a vaga direta para a Paralimpíadas de Paris e esse é o meu foco, meu objetivo. Sei que tenho capacidade para isso e vamos continuar treinando. Aproveitar que teremos muitos circuitos durante o ano, etapas do TMB Platinum, do TMB Challenge Plus, Estadual, para continuar jogando e colocar em prática tudo que venho treinando.'', finalizou o atleta da classe 11.
No feminino, Evellyn Santos encarou duas atletas do Top 10 e ficou na terceira colocação do grupo 5. Na chave avançaram a turca Ebru Acer e a japonesa Maki Ito. Ela ainda voltou à mesa em duplas para jogar com a polonesa Ewa Cychowska, mas se despediu da competição nas oitavas de final.
''Foi minha primeira vez jogando a competição e estou muito feliz. Joguei contra grandes atletas. Em duplas, ao lado do Thiago, fizemos grandes jogos. Estou feliz com meu desempenho'', declarou a brasileira.
Thiago Gomes e Evellyn Santos ao lado do treinador da seleção paralímpica, Paulo Molitor
A competição serviu para os treinadores analisarem os possíveis futuros adversários do Brasil. Para Paulo Molitor, treinador da seleção paralímpica, o intercâmbio dos brasileiros em uma competição com os melhores atletas do mundo foi benéfico e auxlia ainda mais na preparação visando os compromissos futuros.
''Nós já conheciamos parte dos atletas da classe e nossa vinda para cá foi também para conhecer 100% dos atletas. A maioria dos atletas estavam aqui, por conta da vaga para os Jogos de Paris, então foi muito importante para se aprofundar e conhecer mais ainda as características dos adversários. Valeu também como um grande treinamento visando os jogos Parapan-Americanos, que acontecem em novembro, no Chile.. Conseguimos jogar contra os melhores do mundo. Thiago e Evellyn Santos ganharam mais ritmo ainda.'', explicou Paulo Molitor, treinador da seleção Paralímpica.