Notícia

Thiago Gomes conquista bronze nas disputas de duplas do Global Games, na França

Ao lado do húngaro Peter Palos, brasileiro subiu ao pódio para receber a primeira medalha brasileira na competição

Thiago Gomes celebra medalha de bronze em Lima

Por Comunicação CBTM

10/06/2023 19h00


Thiago Gomes e Evellyn Santos, atletas da classe 11, representaram o tênis de mesa brasileiro no Virtus Global Games. A competição internacional para atletas de alto nível com deficiência intelectual, síndrome de Down e autismo sem deficiência intelectual aconteceu entre os dias 5 e 9 de julho, em Vichy, na França.

Nas disputas por equipes masculinas, medalha para o Brasil. Ao lado do húngaro Peter Palos, Thiago Gomes chegou às semifinais. Na mesa, revés contra a equipe da Coreia do Sul por 2 a 0. E o bronze de Thiago entrou para a história. Esta foi a primeira medalha do Brasil nas competições masculinas do Global Games. Em 1995, Anita Oliveira e Liane Faust ficaram com o bronze nas disputas em duplas.


Anita Oliveira e Liane Faust - Foto: Arquivo pessoal


''Gostaria de agradecer a CBTM e CBDI (Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais) por acreditarem no meu potencial e acreditarem que eu poderia vir à França e conquistar um bom resultado para o Brasil. Consegui a primeira medalha da classe 11 brasileira em mundiais e fico muito feliz com isso. Gostaria de agradecer também aos meus familiares, minha esposa, meus treinadores, parceiros de clube, que me ajudam diariamente. Estão sempre me incentivando, me ajudando a melhorar. A rotina de treinos não é fácil. Cansados, com dor, às vezes vindo de resultados ruins, e eles estão sempre colocando a gente para cima. Gostei muito da experiência de jogar o Global Games, com atletas do mundo todo, de todos os níveis. Aqui estavam apenas os melhores e levar uma medalha para o Brasil é sempre muito importante.'', explicou Thiago.




No individual, Thiago avançou na fase de grupos na segunda colocação com duas vitórias em três jogos, atrás apenas do número 3 do ranking, Peter Palos. Na fase 16 avos de final, o brasileiro foi derrotado por Wai Lok Wan, de Hong Kong: 3 sets a 2, com parciais de 11/9, 4/11, 6/11, 11/6 e 8/11. Em duplas masculinas, Thiago, ao lado do japonês Shunta Yamamoto, parou nas oitavas de final


Thiago Gomes no pódio da disputa por equipes. Brasileiro ficou com o Bronze

''Agora a próxima competição internacional importante são os jogos Parapan-Americanos, realizados em Santiago, no Chile. O campeão vai ter a vaga direta para a Paralimpíadas de Paris e esse é o meu foco, meu objetivo. Sei que tenho capacidade para isso e vamos continuar treinando. Aproveitar que teremos muitos circuitos durante o ano, etapas do TMB Platinum, do TMB Challenge Plus, Estadual, para continuar jogando e colocar em prática tudo que venho treinando.'', finalizou o atleta da classe 11.

No feminino, Evellyn Santos encarou duas atletas do Top 10 e ficou na terceira colocação do grupo 5. Na chave avançaram a turca Ebru Acer e a japonesa Maki Ito. Ela ainda voltou à mesa em duplas para jogar com a polonesa Ewa Cychowska, mas se despediu da competição nas oitavas de final. 

''Foi minha primeira vez jogando a competição e estou muito feliz. Joguei contra grandes atletas. Em duplas, ao lado do Thiago, fizemos grandes jogos. Estou feliz com meu desempenho'', declarou a brasileira.


Thiago Gomes e Evellyn Santos ao lado do treinador da seleção paralímpica, Paulo Molitor

A competição serviu para os treinadores analisarem os possíveis futuros adversários do Brasil. Para Paulo Molitor, treinador da seleção paralímpica, o intercâmbio dos brasileiros em uma competição com os melhores atletas do mundo foi benéfico e auxlia ainda mais na preparação visando os compromissos futuros.

''Nós já conheciamos parte dos atletas da classe e nossa vinda para cá foi também para conhecer 100% dos atletas. A maioria dos atletas estavam aqui, por conta da vaga para os Jogos de Paris, então foi muito importante para se aprofundar e conhecer mais ainda as características dos adversários. Valeu também como um grande treinamento visando os jogos Parapan-Americanos, que acontecem em novembro, no Chile.. Conseguimos jogar contra os melhores do mundo. Thiago e Evellyn Santos ganharam mais ritmo ainda.'', explicou Paulo Molitor, treinador da seleção Paralímpica. 
 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?