A Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), área educacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), lança nesta semana um novo curso ligado ao programa intitulado “Alto Rendimento”. O lançamento do “Curso de Certificação Nacional de Treinadores e Treinadoras Alto Rendimento” ocorre na próxima sexta-feira (16), ao meio-dia (de Brasília), no canal da CBTM no YouTube (https://www.youtube.com/tmdobrasil).
Fazendo jus ao nome, o curso aborda diversos temas referentes a atletas, planejamento e treinadores, sempre ligado ao alto rendimento. O conteúdo do curso é apresentado em formato de texto (com livro próprio, artigos científicos e outras indicações de leitura), videoaulas gravadas por mestres e doutores em Ciências do Esporte de grupos de pesquisa e universidades de referência no Brasil, entrevistas com atletas e treinadores de alto rendimento de dentro e de fora do Brasil além dos encontros presenciais, os quais também podem ocorrer no formato online ao vivo.
Todo o conteúdo é organizado pelas professoras Taisa Belli e Larissa Galatti, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição parceira da CBTM. Dentre o escopo, serão abordados capítulos do livro e videoaulas com os temas de: Desenvolvimento Esportivo em Longo Prazo, Treinamento tático nos esportes de raquete, Avaliação no esporte de alto rendimento, Gestão de pessoas e ambiente de treino seguro, Liderança no esporte de alto rendimento, e Papéis e funções do head coach, com propostas reflexivas de trabalho que aprofundam cada um dos temas, compondo as 72 horas de aulas do curso.
O conteúdo poderá ser adquirido na plataforma da UniTM (https://unitm.cbtm.org.br/events), bem como via CBTM Web. Os valores e oferecimentos serão divulgados no próximo semestre.
Universidade do Tênis de Mesa
A Universidade do Tênis de Mesa foi criada com o objetivo principal de abrigar um programa completo de capacitações para o desenvolvimento de treinadores, árbitros e gestores do tênis de mesa brasileiro, a fim de estimular o ingresso de novos profissionais para atuação na área e, também, o aperfeiçoamento continuado daqueles que já atuam com o tênis de mesa.
A importância da formação de mulheres neste processo é algo bem presente no planejamento da Universidade, pois ainda há uma diferença muito grande no número de profissionais entre os gêneros. A meta é tentar se aproximar ao máximo de uma igualdade, com homens e mulheres dividindo todos os espaços.
Com esta iniciativa, a CBTM pretende ajudar o desenvolvimento da modalidade, com profissionais trabalhando cada vez mais em métodos científicos e menos empíricos.