Karina Shiray é uma das integrantes do treinamento em São Paulo. Foto de Arquivo: WTT.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O trabalho do técnico Jorge Fanck no comando da Seleção Brasileira feminina segue intenso. O profissional, que assumiu o comando da equipe nacional no início de abril, vem fazendo um acompanhamento direto de cada atleta, buscando trazer mais opções ao time nacional. E dentro deste acompanhamento, ele realiza o segundo período de treinamentos intensivos na temporada, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).
Os treinamentos são realizados em conjunto com o atletas da Seleção paralímpica e da equipe brasileira de jovens paralímpicos. As atividades visam a integração e preparação em conjunto para os eventos, contribuindo para os dois lados, com um aumento do nível de preparação dos paralímpicos e com experiências diferenciadas para os olímpicos.
Assim como aconteceu no primeiro período de treinos, em maio, Fanck reúne, entre segunda (21) e sexta-feira (25), dez das principais mesa-tenistas que estão neste momento no país (algumas estão participando de disputas de eventos internacionais), além de atletas das categorias de base com potencial de atuarem futuramente na Seleção.
“A gente tem um cronograma de algumas semanas de treinamento. A primeira semana foi bem gratificante, conseguimos reunir algumas das principais atletas do Brasil, adultas e de base. E agora, nesta segunda semana, igualmente. As atletas principais que estão no Brasil estão convocadas e fazem uma mistura com algumas mais jovens e outras mais velhas com bom desempenho a nível nacional, focando nesse intercâmbio”, explica o profissional.
Neste segundo período, ele conseguirá acompanhar de perto atletas como Bruna Alexandre, Giulia Takahashi e Victoria Strassburger, que participaram do último Campeonato Sul-Americano Adulto, além de Karina Shiray, Abigail Araújo, Jéssica Prates e Lhays Stolarski. Sabrina Miyabara, Laura Watanabe e Beatriz Fiore, que estarão disputando competições nos próximos dias, participaram das primeiras atividades com o grupo.
O objetivo é bem claro: aumentar o leque de opções, através da troca entre os mais experientes e os mais jovens, incluindo também as experiências com os mesa-tenistas paralímpicos. Ele acredita que, desta forma, poderá ter mais atletas atuando em alto nível, o que fortaleceria todo o tênis de mesa feminino.
“Quanto mais atletas treinando bem, treinando forte, mais o nível vai subir. Temos o WTT Youth Contender na semana que vem, no Rio de Janeiro. Aquelas que vão jogar já estão aproveitando para realizar uma preparação para o evento. E está muito legal a integração do olímpico e paralímpico”, garante o técnico, que também irá destinar um dos dias durante a semana para realizar alguns treinamentos de duplas mistas com os respectivos parceiros destas atletas.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com