Jovens atletas poderão participar do Training Camp. Foto de Arquivo: Miriam Jeske.
Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
As férias escolares estão chegando e, com elas, uma ótima notícia para nossos jovens atletas do tênis de mesa. Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Training Camp de Férias Sub-13 da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), que terá como sede o município paulista de Santo André, entre os dias 24 e 29 de julho.
O evento será realizado no Polo de Desenvolvimento de Tênis de Mesa de Santo André, localizado no Atrium Shopping (Rua Giovanni Battista Pirelli, 155), e reunirá atletas da categoria durante oito dias. Uma chance de inserir em suas rotinas de treinamentos a realização de atividades lúdicas e informativas.
Integrante do staff de seleções olímpicas da CBTM, a técnica Gabriela Leite atuará como supervisora das atividades. Ela revelou que o Training Camp de 2023 terá uma diferença em relação à primeira edição, realizada ano passado.
"O Training Camp tem como objetivo proporcionar uma semana de treinamento de alto nível para os atletas de todo o Brasil. Este ano, resolvemos deixar em aberto vagas para proporcionar que atletas de todas as regiões do país consigam participar, descentralizando um pouco mais. Tivemos inscrições do Norte, Nordeste, Sul... Isso mostra que o tênis de mesa está crescendo em todas as regiões", contou Gabriela, falando também sobre a metodologia que será aplicada no período de treinamento:
"Basicamente queremos proporcionar aos atletas uma rotina de treino dos “atletas de rendimento”, trabalhando rendimento e atividades lúdicas como é proposto pela Universidade do Tênis de Mesa (UniTM)".
Entre os inscritos para este Training Camp, há integrantes das seleções brasileiras de base. Para Gabriela, a integração entre os participantes serve também para motivar os atletas mais jovens. E que o importante, antes de tudo, é que, além de aprimoramento técnico, haja diversão.
"O ponto principal, que queremos passar, é que eles precisam aprender se divertindo, não perder a alegria de ser criança e saber que é possível crescer, evoluir no esporte e alcançar altos níveis do tênis de mesa assim. Uma semana pode até não fazer tanta diferença agora. O que realmente fará toda a diferença na vida dessas crianças é a chance de repercutir essa atmosfera de treino nos seus clubes, todos os dias, aplicar todo aprendizado", afirmou.
Integração
Ex-jogadora da Seleção Brasileira que atualmente ocupa o cargo de gestora do Santo André/ADASA, Lee Yen Hua também integra a equipe técnica no Training Camp. Para ela, a troca de experiências entre os participantes é o objetivo principal do evento. Além de servir como um amplo campo de observação para os treinadores a nível nacional.
"O intercâmbio que possibilita a troca de experiências entre os atletas é muito importante. A convivência, o aprendizado de uma geração de uma categoria, no caso a Sub-13. Para os treinadores envolvidos também é a oportunidade de observar como estão os atletas desta faixa etária. Inclusive dos outros centros, já que este evento terá alcance de nível nacional. É difícil rodar pelo país em busca destes novos talentos", disse, prosseguindo:
"A CBTM tem focado trabalhar a médio e longo prazo e esse tipo de formato de evento possibilita uma observação melhor do que apenas a presença dos técnicos nos campeonatos - nos quais, nem sempre a totalidade de atletas participa. Queremos tornar este tipo de evento periódico, formar uma tradição, com qualidade. Santo André é um polo de desenvolvimento do tênis de mesa nacional e trabalha muito na formação de atletas desde pequenos, direcionando-os para poderem vislumbrar um futuro a médio e longo prazo. É a essa filosofia que o Training Camp quer dar prosseguimento e oferecemos toda a estrutura adequada para isso", concluiu Lee.
Inscrições
As informações sobre as inscrições (que deverão ser realizadas até o dia 10/7) estão na Nota Oficial da CBTM https://www.cbtm.org.br/noticia/detalhe/99241. Não será permitida a participação de atleta, sem a presença de um maior de idade responsável por ele. Aliás, fazem parte do Training Camp atividades lúdicas com os responsáveis presentes, como passeios e campeonatos de ping-pong.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com