Brasil domina grupos e chega à fase eliminatória do Sub-17 e do Sub-13 com 30 atletas no WTT Youth Contender do Rio de Janeiro
Grandes finais das categorias acontecem nesta quinta-feira (29). Além delas, o segundo dia de WTT do Rio de Janeiro será de disputas de duplas mistas do Sub-19 e do Sub-15
Vinicius Rech é um dos brasileiros na briga pelo título do Sub-13 no Rio de Janeiro - Foto: Miriam Jeske/CBTM
Por Luis Miguel Ferreira
O WTT Youth Contender do Rio de Janeiro começou e o Brasil iniciou a competição dando show na mesa. Nesta quarta-feira (28) a Arena Carioca recebeu os jogos da fase de grupos das categorias Sub-17 e Sub-13 e 30 atletas brasileiros avançaram às fases qualificatórias.
Sub-13: domínio brasileiro entre os classificados para as quartas de final
Os resultados do Brasil foram tão expressivos que, entre os mais novos, 13 dos 16 atletas classificados às quartas de final representam nosso país.
Só no masculino, sete dos oito mesa-tenistas na briga por medalhas são brasileiros: Flávio Coelho, Henrique Osaka, Argemiro Mory, Vitor Thiófilo, Vinicius Rech, Theo Tadima e Matheus Adriolo. Sérgio Perez, de Porto Rico, completa a lista de classificados.
Quartas de Final - Sub-13 masculino |
Flavio Coelho x Henrique Osaka |
Agemiro Mory x Vitor Thiófilo |
Vinicius Rech x Theo Tadima |
Matheus Adriolo x Sérgio Perez (Porto Rico) |
O desempenho se repete feminino, Alice Andrade, Luiza Fontanive, Maria Finger, Karoline Gruchoski, Alice Barros e Maiara Alves passaram dos desafios da fase de grupos e jogam as disputas eliminatórias no segundo dia Youth Contender. Riana Bhoota (Índia) e Kiara Tafur (Peru) fecham a lista.
Quartas de final - Sub-13 feminino |
Alicia Andrade x Riana Bhoota (Índia) |
Luiza Fontanive x Maria Finger |
Karoline Gruchoski x Kiara Tafur (Peru) |
Alice Barros x Maiara Alves |
''Nós brasileiros estamos jogando com muita garra em nossa casa. Todo o apoio está sendo super especial. Mesmo com os confrontos, estamos muito unidos, sempre torcendo uns pelos outros. Estamos vibrando juntos'', comemorou Maiara Alves, classificada no Sub-13.
Leonardo Izuka em ação no WTT Youth Contender do Rio de Janeiro
Sub-17: quatro brasileiros vivos na briga pelo título
Pelo Sub-17, doze brasileiros garantiram a classificação nas fases de grupos e quatro seguem na briga pelo título. Leonardo Izuka, Lucas Romanski, Davi Fujii e Felipe Arado estão nas quartas de final e jogam contra adversários da Índia.
Quartas de Final - Sub-17 masculino |
Leonardo Iizuka x Abhinandh Bhayankaran (Índia) |
Lucas Romanski x Ankur Bhattacharjee (Índia) |
Davi Fujii x Punit Biswas (Índia) |
Felipe Arado x Priyanuj Bhattacharyya (Índia) |
''Temos nossas rivalidades, mas por ser um campeonato no Brasil, precisamos nos unir. Assim chegaremos mais longe. Está sendo uma grande experiência jogar esta competição internacional aqui em nosso país. A torcida está do nosso lado e isso ajuda bastante'', explicou Davi Fujii.
Karoline Gruchoski é uma das seis brasileiras classificadas no Sub-13
Já no feminino, Karina Shiray, Lana Ozeki, Julia Hatakeyama, Sabrina Myiabara, Abigail Araújo e Gabriela Pincerato foram às oitavas de final, mas foram superadas nesta fase.
''O Brasil está conseguindo lider bem com o favoritismo. As meninas do Sub-13 estiveram no Sul-Americano e estão fazendo uma grande competição aqui no Youth Contender. Nosso objetivo é conquistar títulos. Além dos jogos, o grande desafio é jogar em casa, que não é fácil. Os atletas jogam entre si nas competições nacionais e estaduais. Agora, jogando um torneio internacional, precisamos mostrar ainda mais a parte mental e estratégica'', detalhou Bruno Costa, treinador da seleção brasileira feminina de base.
Segundo dia de competição
A quinta-feira (29) será super agitada na Arena Carioca e conheceremos os primeiros campeões do WTT Youth Cotender do Rio de Janeiro. Além dos jogos das quartas de final masculinas e femininas das categorias Sub-17 e Sub-13, teremos os primeiros duelos de duplas mistas das categorias Sub-19 e Sub-15.
Confira aqui os duelos do segundo dia de WTT Youth Contender.
Os confrontos contam com a transmissão do canal oficial da WTT no Youtube.