Notícia

Israel Stroh e Matheus Freitas avançam às semifinais e Brasil garante duas medalhas no Aberto Paralímpico dos Estados Unidos

Brasileiros disputam a vaga na grande final nesta terça-feira (3)

Líder do ranking das Américas e atual número cinco do mundo da classe 7, Israel Stroh briga pelo ouro nos Estados Unidos - Foto: Miriam Jeske/CBTM

Por Luis Miguel Ferreira

03/07/2023 22h00


O Brasil garantiu duas medalhas no primeiro dia de Aberto Paralímpico dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (3), Israel Stroh e Matheus Freitas conquistaram a classificação na fase de grupos e avançaram às semifinais no Texas.

Assim, os brasileiros estão a uma vitória da grande final das classes 7 e 8, respectivamente, e já asseguram lugar no pódio. Nesta terça-feira (4) os mesa-tenistas voltam à mesa visando a vaga no jogo que vale o ouro.

Primeiro lugar da chave e favoritismo confirmado

Líder do ranking das Américas e atual número cinco do mundo da classe 7, Israel Stroh se classificou enfrentando o número 48 do ranking Theo Bishop, da Grã-Bretanha, e o norte-americano Mathew Weber, número 65 do ranking. Os triunfos por 3 sets a 1 e 3 sets a 0, respectivamente, garantiram a liderança do grupo 2.

No primeiro duelo das fases eliminatórias, Israel precisou passar pelo mexicano Angel Castro, número 35 do ranking. Na mesa, com parciais de 11/7, 11/7 e 11/4, vitória por 3 sets a 0. Nas semifinais o desafio será mais complicado enfrentando o 9º do ranking, Messi Sthepane, da França. O jogo acontece nesta terça-feira às 11h (horário de Brasília).

Avançando à final, Israel Stroh enfrenta o vencedor do duelo entre o líder do ranking mundial, Willian Bayley, da Grã-Bretanha, e o francês Kevin Dourbecker (15º do ranking). A grande final da classe 7 está marcada para o mesmo dia, às 13h.

Brasil a um passo da final da classe 8

Na classe 8, Matheus Freitas também está nas semifinais. Após avançar na segunda colocação do grupo 3 vencendo os norte-americanos Cole Rothenberguer e Marco Makkan (#53) por 3 sets a 0 e ser superado pelo canadense por 3 sets a 1, Matheus bateu Yosef  Lender, também dos Estados Unidos, nas quartas de final: 3 sets a 0.

Na semifinal o brasileiro enfrenta Ryan Henry, da Grã-Bretanha. O duelo contra o 45º do ranking também acontece às 11h. Ganhando, Matheus joga a final contra o vencedor do duelo entre o número 4 do ranking, Ross Wilson, também da Grã-Bretanha, e Marco Makkan, dos Estados Unidos.

Renato Saletti fica a uma vitória da classificação

Na chave 2 da classe 8, o brasileiro Renato Saletti venceu um dos três jogos da fase de grupos e, ficando na terceira posição, acabou não conquistando a classificação às quartas de finais. Na mesa a única vitória foi conquistada contra George Ristollari, dos Estados Unidos: 3 sets a 0.

Saletti ainda foi superado por 3 a 0 pelo 45º do ranking, Ryan Henry, da Grã-Bretanha, e pelo mexicano Enrique Preza.

Brasileiros em duplas nos Estados Unidos

O segundo dia de Aberto Paralímpico dos Estados Unidos também reserva os primeiros duelos de duplas. E o Brasil também buscará medalhas nesta categoria. Matheus Freitas e Renato Saletti jogam Duplas MD18 e estão no grupo 4. 

As duplas adversárias da primeira fase são os canadenses Asad Syed e Ian Kent, os norte-americanos Marco Makkar e Jerry Vasquez. Além deles, os brasileiros também enfrentam a dupla Joseph Crouse (Grã-Bretanha) e Muhammad Pirzada (Estados Unidos).


Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?