Lhays Stolarski fez grande jogo contra Victória Strassburger e garantiu o título do Sub-21 - Fotos: Miriam Jeske e Rebeca Reis/CBTM
Por Luis Miguel Ferreira
O primeiro dia de TMB Platinum - Ciclo II - Rio de Janeiro/RJ - 2023 terminou e assim conhecemos os primeiros campeões da competição. Nesta quarta-feira (5), foram disputadas as categorias Sub-21, Sub-15 e Sub-11 na Arena Carioca 1.
Lhays Stolarski, Kim Iwasaki, Abigail Araújo, Lucas Romanski, Tainara Heidrich e Artur Jacob superaram os adversários de suas categorias e conquistaram o ouro.
Confira aqui todos os campeões do TMB Platinum - Ciclo II - Rio de Janeiro/RJ - 2023
Entre os mais velhos os campeõs foram Lhays Stolarski e Kim Iwasaki. A joinvilense fez a grande final feminina enfrentando outra favorita ao título: a gaúcha Victória Strassburguer. Com parciais de 12/10, 12/10, 6/11, 8/11 e 11/5, vitória da atleta da Associação Joinvilense de Tênis de Mesa/SC contra a mesa-tenista do Sogipa/RS: 3 sets a 2.
Sofia Kano (Clube de Tênis de Mesa Jacareí/SP) e Lana Ozeki (Esporte Clube Praia Grande/SP) completaram o pódio e ficaram com a medalha de bronze.
''Eu me lesionei no último brasileiro, então fiquei um tempo parada. No começo do ano melhorei e desde lá estou treinando firme. Semana passada teve o treinamento com a seleção adulta, então fiz uma boa preparação para esse campeonato. Joguei o Sub-21 para pegar a mão e para ganhar confiança para o Absoluto A que começa na sexta-feira (7)'', comemorou Lhays Stolarski que conquistou título em todos os TMBs Platinum que participou.
No masculino o grande campeão foi Kim Iwasaki. O atleta do Esporte Clube Praia Grande/SP venceu Iago Bittencourt (Associação de São Carlos/SP) por 3 sets a 0, com parciais de 11/4, 11/5 e 11/9. Gabriel Caviquio (Santo André/ADSA/SP) e Eduardo Fragoso (SR Mampituba/FME Criciúma/SC) completaram o pódio.
"Foi uma conquista muito importante. Comecei bem o dia e ganhei as partidas jogando bem. Foi uma boa conquista para dar confiança para as próximas categorias. Agora jogo o Sub-21 e o Absoluto A. Esse título aumentou a minha confiança", declarou Kim.
No Sub-15, o ouro ficou com um atleta que chama o Rio de Janeiro de casa. Após conquistar o título do Sub-15 do WTT Youth Contender na última semana, Lucas Romanski repetiu a dose do TMB Platinum e garantiu o lugar mais alto do pódio ao vencer Vitor Iwamoto (Associação GynTT de Tênis de Mesa/GO) na final.
Com parciais de 12/10, 11/9 e 11/2, o atleta do Itaim Keiko/JJ Yamada/SP conquistou o ouro com uma vitória por 3 sets a 0 e dedicou a conquista a um grande companheiro.
''O campeonato foi bom e a final foi emocionante. Consegui superar principalmente a questão mental. Meu cachorro morreu quando fui campeão do WTT e foi um baque muito grande para mim. Ele tinha a minha idade e cresceu comigo. Era um irmão para mim. Estou muito triste. Dediquei esse campeonato para ele. Dei meu máximo e ele me ajudou mesmo de longe. Agora é focar no Sub-19 e no Absoluto A. Estou muito confiante.'', detalhou o emocionado campeão.
Davi Fujii (Itaim Keiko/JJ Yamada/SP) e Vitor Thiófilo (Itaim Keiko/JJ Yamada/SP) se despediram nas semifinais e ficaram com o bronze.
No feminino o ouro ficou com Abigai Araújo. A atleta do São Caetano/Bunka/SP saiu atrás no placar, mas virou a partida contra Maiara Alves e ficou com o topo do pódio com uma vitória por 3 sets a 1: 6/11, 11/6, 11/8 e 11/4.
As medalhas de bronze ficaram com Maria Alves (Street Pong/PR) e Ana Imai (Santo André/ADSA/SP), que foram derrotadas nas semifinais.
"Foi uma campanha muito boa e a final emocionante. O campeonato foi complicado e enfrentei adversárias muito fortes. Fiz minha obrigação vencendo minha categoria e agora entrarei nas outras disputas do TMB Platinum mais solta e com mais confiança'', exclamou a medalhista de ouro.
Entre os mais novos o ouro masculino ficou com Artur Jacob, da AABB São Luís/MA. O mesa-tenista bateu Arthur Czerwinski (Associação GuedesTT/RO) por 3 sets a 1: 6/11, 11/6, 11/8 e 11/8.
Eduardo Keunecke (Associação de Tênis de Mesa Jaraguaense/SC) e Henrique Osaka (Santo André/ADSA/SP) completaram o pódio.
''Comecei perdendo, mas coloquei na minha cabeça que eu tinha que atacar. Quando você ataca você consegue fazer mais pontos e tem mais chances de vencer o jogo. Na hora do intervalo conversei comigo mesmo. Procurei passar para mim tudo o que tinha que fazer e tudo que não podia mais fazer.'', explicou Artur.
Já na disputa feminina a grande campeã foi Tainara Heidrich (Associação de Tênis de Mesa de Pouso Redondo/SC) que venceu Yumi Ywamoto (Associação Goiana de Tênis de Mesa/AGTM/GO) por 3 sets a 0 com parciais de 12/10, 11/4 e 11/7.
Sarah Weizman (Bertioga Tênis de Mesa/SP) e Alice Jacinto (AABB São Luís/MA) conquistaram a medalha de bronze da categoria.
''Estou bem feliz porque o jogo da final foi difícil. Ela começou ganhando e eu consegui virar. Nos dois sets seguintes eu consegui colocar meu jogo na mesa. Foi uma grande conquista", comemorou.