Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Depois de um intercâmbio de um mês na China, Mahayla Sardá, atleta de Rio do Sul-SC e da Seleção Brasileira sub-15, voltou ao Brasil na última quarta-feira (5) com um objetivo bem definido: brilhar no TMB Platinum – Ciclo II, no Rio de Janeiro. Ela disputa o Absoluto A, a principal categoria do tênis de mesa nacional, querendo surpreender novamente.
Ela chegou com fome de vitórias. Sofrendo com o fuso horário, chegou a se sentir mal durante a fase de grupos da disputa do sub-19, o que fez com que abandonasse o torneio. Mahayla falou sobre sua expectativa para a disputa da competição nacional no Rio.
"Jogar no Brasil, após este período de treinamento na China é bom, pois terei uma oportunidade para testar novas técnicas e táticas que treinei na China. Também é muito importante, pois o TMB Platinum tem as melhores jogadoras do país e ainda vale pontos no ranking nacional", disse.
Não é a primeira vez que Mahayla realiza um período de treinos na China. Bem familiarizada, já fala e escreve bastante da língua oriental. Ela sente que, a cada ida, aprimora-se cada vez mais também nas mesas.
"Na China, aprendi muitas coisas, em 2018 e 2019 também estive lá para treinamentos e este ano é uma continuação deste treinamento. Melhorei minha técnica de forma geral e minhas táticas de jogo também. Lá é o país do tênis de mesa, então a dificuldade nos treinos e jogos é muito grande, pelo alto nível das atletas daqui. Isso ajuda a desenvolver meu jogo", relata.
Acompanhada por seu pai, o técnico Gilberto Sardá, o Giba, em mais uma aventura pelo Oriente, Mahayla tem planos ambiciosos para a sequência de sua carreira. E sabe que, ao se desenvolver cada vez mais, tem chance de concretizar seus objetivos.
"Minha meta para este TMB Platinum, é tentar chegar entre as melhores do Absoluto A. Na primeira etapa, em São Paulo, acabei perdendo nas quartas de final, então se eu conseguir avançar, é um ótimo resultado", diz Mahayla, prosseguindo:
"Após isso, tenho expectativa de ir bem no Pan-Americano nos Estados Unidos. As finalistas do Pan ganham a vaga para o Mundial Sub-15, e isso é uma meta pra mim este ano", concluiu.
Veja um pouco dos treinos de Mahayla na China:
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com