Jéssica Prates é a grande campeã da categoria Absoluto A Femino do TMB Platinum. Foto: Rebeca Reis/CBTM
Por Luis Miguel Ferreira
Jessica Prates e Laura Watanabe protagonizaram uma final de tirar o fôlego no TMB Platinum - Ciclo II. E mais uma vez o Rio de Janeiro teve um campeão inédito em 2023. Após o título de Leonardo Iizuka, foi a vez de Jéssica Prates, atleta do Yara Clube Marília/Academia Nelson Machado/SP triunfar na grande final e conquistar o troféu pela primeira vez.
Com parciais de 7/11, 15/13, 11/6, 7/11 e 12/10, Jéssica bateu a mesa-tenista do São Caetano/Bunka/SP de virada e se emocionou após a vitória que garantiu a medalha de ouro.
''Passou um filme na minha cabeça. É a primeira vez que conquisto uma etapa do TMB Platinum e é uma emoção que não dá para explicar. Ainda não estou acreditando. A Laura é uma adversária muito forte e eu sabia que não podia bobear. Mas busquei manter o foco e coloquei na mesa tudo que treinei. E eu treinei muito para estar aqui'', disse a emocionada campeã.
Giovanna Faria (CR Saldanha da Gama/Santa Cecília/Fupes/SP) e Lhays Stolarski (Associação Joinvilense de Tênis de Mesa/SC) completaram o pódio do Absoluto A feminino com o bronze.
O JOGO
O confronto começou estudado, equilibrado e começou favorável a Laura Watanabe, que saiu na frente vencendo por 11 a 7. O segundo set mais uma vez foi disputado ponto a ponto e se alongou até o 15º ponto. Jessica Prates teve paciência para virar o set e empatar o duelo: 15 a 13.
E a atleta do Yara Clube Marília/Academia Nelson Machado/SP aproveitou o bom momento na partida para passar à frente no placar. Jéssica fechou o terceiro set com 11 a 6.
Mas nada ficou resolvido antes do quinto set. Precisando da vitória para não perder o título, Laura Watanabe jogou de forma ainda mais agressiva e funcionou. Parcial de 11 a 7 e jogo empatado.
No set decisivo, mais uma disputa ponto a ponto. Jéssica contava com a ajuda da rede e Laura aproveitava os erros da adversária para avançar no placar. Com o empate permanecendo no placar, o 12º ponto de Prates foi o da conquista: 12 a 10 e 3 sets a 2.
Serviço do jogo |
Jéssica Prates 3 x 2 Laura Watanabe |
TMB Platinum - Ciclo II - Rio de Janeiro - 2023 |
Data: 08/07/2023 (sábado) |
Parciais: 7/11, 15/13, 11/6, 7/11 e 12/10 |
O caminho até a final
No grupo 3, Jéssica Prates garantiu a classificação à fase elimininatóas com duas vitórias de por 3 sets a 1, contra Maria Silva e Maria Comin. Na sequência Sarah Martins foi a vitima da campeã. 3 sets a 0 e vaga garantida para a sequência da competição.
Nas quartas foi a vez de encarar Lana Ozeki. Com parciais de 11/9, 9/11, 11/8 e 11/6, triunfo por 3 sets a 1. No jogo valendo vaga na grande final, Jéssica mais uma vez não perdeu sets.
Duelando contra Giovanna Faria, 11/6, 11/5, 11/9 e 3 sets a 0 no placar antes se se segrar como a grande campeã da principal categoria do TMB Platinum - Ciclo II - Rio de Janeiro.