Alaor Azevedo e Lucas Arabian conversaram sobre os próximos passos da carreira. Foto: Miriam Jeske.
Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Um dos principais atletas tênis de mesa paralímpico brasileiro, Lucas Arabian (Associação Nova Era de Tênis de Mesa-SP) esteve nesta sexta-feira (7) na Arena Carioca I para a disputa da Classe 5 individual do TMB Platinum Ciclo II - Rio de Janeiro. Ficou com a prata após ser derrotado por 3 sets a 1 na final por Carlos Moraes (CR Saldanha da Gama/ Santa Cecília/ FUPES-SP).
Nada que abale Lucas, afinal, nem sempre é possível subir o lugar mais alto do pódio. Medalhista de bronze no Campeonato Mundial realizado no fim do ano passado em Granada, Espanha, seu futuro próximo promete: o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Alaor Azevedo, a quem encontrou durante esta etapa do Circuito Nacional, tem planos ambiciosos para ele.
"Lucas é nosso medalhista de bronze, atleta revelação. Um dos Top-4 de um projeto que estamos criando no paralímpico, copiando a China. Consiste em ter um técnico particular, sparring particular, um projeto de competições ideal. O técnico e, eventualmente, sua família selecionarão os eventos dos quais irá participar. Neste ano, houve 23 eventos paralímpicos, e ano que devem ocorrer cerca de 30. Será preciso decidir quais ele disputará, traçar uma estratégia. Temos muito orgulho do bronze que ele conquistou em Granada, com apenas 16 anos de idade", disse Alaor, que revelou também a criação pela ITTF de um Circuito Mundial Paralímpico sub-23.
Lucas Arabian, que está retornando ao esporte gradativamente após ter ficado seis meses fora das mesas devido à realização de uma delicada cirurgia, ficou satisfeito por saber o que CBTM lhe reservou para o desenvolvimento de sua carreira.
"Acho isso perfeito, o trabalho individualizado é um dos principais pilares para o desenvolvimento do atleta. Creio que a CBTM tem uma grande capacidade para isso, sei que estou em boas mãos. E muito feliz por estar participando desse processo", declarou Lucas.
Lucas Arabian está no tênis de mesa desde criança e, dentro do esporte, cresceu e se tornou um dos principais nomes da modalidade no cenário brasileiro - a agora mundial. Essa evolução, segundo ele, se deve à CBTM.
"A CBTM realizou um excelente trabalho comigo. Técnico, preparadores físicos, fisioterapeutas... Tudo aconteceu rápido, as oportunidades apareceram e eu as agarrei. Procurei dar sempre o meu melhor e nem tenho palavras para descrever o sentimento pelo nível que estou atingindo", afirmou, agradecido.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com