Notícia

Rio de Janeiro viverá dias de capital mundial do tênis de mesa com a disputa do WTT Contender

Será a primeira etapa do Circuito no Brasil, que não recebia uma competição adulta de âmbito mundial desde 2017; lista de participantes foi divulgada nesta terça-feira

Hugo Calderano em ação no Desafio Brasil x França de Tênis de Mesa. Foto: Luis Miguel Ferreira.

Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

18/07/2023 16h00


Está chegando a hora! Os amantes do tênis de mesa em todo o mundo voltarão seus olhos para o Rio de Janeiro de 7 a 13 de agosto. Após um hiato que durava desde o Aberto do Brasil de 2017 no que diz respeito a competições adultas de âmbito mundial da modalidade, a Cidade Maravilhosa receberá um evento de ponta, que pela primeira vez será disputado no Brasil e reunirá alguns dos melhores atletas do planeta: o WTT Contender.

Nas mesas da Arena Carioca I, legado olímpico situado na Barra da Tijuca, estarão reunidos 120 atletas. Entre eles, alguns dos mais vitoriosos mesa-tenistas do mundo, no masculino e no feminino, para duelos de simples e duplas. Um verdadeiro desfile de astros e estrelas contando pontos para o ranking mundial, dando sequência ao Ciclo Olímpico visando os Jogos de Paris no próximo ano. A lista completa foi divulgada nesta terça-feira (18) e pode ser encontrada AQUI.

Pelo regulamento do WTT Contender, apenas três atletas pertencentes ao Top-20 do ranking podem participar de cada etapa. No Rio, eles serão, no masculino, o brasileiro Hugo Calderano, número 5 do mundo, candidatíssimo ao título da etapa; Patrick Franziska, da Alemanha, e Chuang-Chih Yuan, de Taipei, respectivamente 19º e 20º colocados no ranking mundial. Outra atração brasileira no masculino é o brasileiro Vitor Ishiy (número 105 do ranking).

No feminino, as três atletas Top-20 selecionadas são Adriana Diaz, de Porto Rico, 13ª do ranking; Bernadette Szocks, da Romênia e Cheng I-Ching, de Taipei – estas ocupam as respectivas 14ª e 16ª posições no ranking feminino. Mas os olhos da torcida brasileira estarão especialmente voltados para a nossa principal mesa-tenista, Bruna Takahashi, atualmente na 40ª posição do ranking.

Calderano em grande fase

Não há dúvida de que a maior atração deste WTT Contender do Rio de Janeiro é Hugo Calderano. O carioca de 27 anos é um dos melhores jogadores do mundo na atualidade, 5º colocado no ranking mundial e atravessa uma grande fase.

No início deste mês, no WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia, Hugo foi o único não chinês nas semifinais da competição. Mas uma derrota por 3 a 2 para o número dois do ranking, o chinês Fan Zhendong, fez a vaga na decisão escapar. Em 2023, já foi campeão em duas etapas do WTT: em Durban, na África do Sul, e em Doha, no Catar.

Antes de mostrar seu talento diante da torcida brasileira na Arena Carioca I, o próximo compromisso de Hugo Calderano será no WTT Contender de Lima, no Peru. A competição, primeira parte do braço sul-americano do Circuito, começa no dia 31 de julho.

Bruna chega embalada

No feminino, a esperança brasileira de uma boa campanha no WTT Contender do Rio está em Bruna Takahashi. Ocupando a 40ª posição no ranking mundial, a paulista de 22 anos igualou sua melhor campanha na carreira ao chegar às semifinais – e conquistar medalha de bronze – no WTT Contender Tunes, na Tunísia.

Bruna foi a única não asiática a chegar à semifinal em Tunes. Para alcançar esta fase, ela bateu a medalhista olímpica japonesa Miu Hirano nas quartas. Contudo, apesar de ter dado tudo de si, foi superada pela sul-coreana Shin Yubin. Com o resultado, Bruna igualou sua campanha no WTT Contender de Lima, em 2022.

Já no WTT Contender de Zagreb, na Croácia, após uma boa vitória sobre Eunhye Lee, da Coreia do Sul, Bruna caiu nas oitavas. A derrota foi simplesmente para a líder do ranking mundial, a chinesa Sun Yingsha.

Força estrangeira

Além de Calderano, o Top-3 do WTT Contender do Rio conta com dois nomes muito fortes no masculino. O alemão Patrick Franziska, 19º do ranking, vem de um vice-campeonato no WTT Contender de Tunes, na Tunísia – foi derrotado na final pelo sueco Anton Kallberg. Já Chuang-Chih Yuan, de Taipei, vigésimo do ranking mundial, vem de derrota nas quartas de final para o chinês Lin Shidong no WTT Contender de Zagreb, Croácia.

Já no feminino, o Top-3 também reúne fortes atletas. A porto-riquenha Adriana Diaz (primeira atleta do tênis de mesa da América Central a disputar uma edição de Jogos Olímpicos), 13ª do ranking, busca revanche, já que vem de derrota para a romena Bernadette Szocs, 14ª, no WTT Star Contender Ljubljana (Eslovénia) ambas estarão no Rio. Já Cheng I-Ching, de Taipei, 16ª do ranking, foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Programação e ingressos

O WTT Contender 2023 - Etapa do Rio de Janeiro será o primeiro campeonato adulto da World Table Tenis – WTT que o Brasil receberá. O evento ocorre entre os dias 7 e 13 de agosto, a Arena Carioca I, no Parque Olímpico da Barra, com atrações, food trucks e muito mais. A programação é a seguinte:

07 a 09/08 – Etapas de Qualifying

10 e 11/08 – Etapa de Classificação – Chave Principal

12 e 13 – WTT Contender Finals


Os ingressos estão disponíveis pelo link https://www.sympla.com.br/evento/wtt-contender-rio-de-janeiro/1961806. Os bilhetes premium contam com benefícios como estacionamento, assento reservado e kit com brindes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?