Os mentores José Aníbal Azevedo Marques e Paula Korsakas (primeiro plano) ao lado de profissionais da UniTM e treinadores. Foto: Miriam Jeske.
Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Em seus dois anos e meio de existência, a Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), braço educativo da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), realiza um trabalho de excelência oferecendo cursos de especialização para treinadores da modalidade. E, durante a última edição do TMB Platinum, no Rio de Janeiro, dois profissionais foram responsáveis por supervisionar os integrantes de mais uma iniciativa: o Programa de Mentoria da Universidade do Tênis de Mesa.
O programa é desenvolvido pela Universidade do Tênis de Mesa – Área de Ciência do Esporte da CBTM – em parceria com a Área de Desenvolvimento Esportivo do COB. Consiste em promover mentoria para o desenvolvimento de treinadores de elite, suporte à transição de ex-atletas de elite para se tornarem treinadores, e desenvolvimento de futuros mentores para atuar no Programa de Mentoria. O oferecimento do programa pode atender as demandas dos treinadores e potencializar, reforçar conhecimentos já dominados por esse grupo.
Os atendimentos acontecem de maneira online e ao vivo e também de maneira presencial, com a atuação conjunta de mentores principais e juniores com as mentorias de grupos de treinadores das seleções olímpicas e paralímpicas de base; de ex-atletas de elite em transição de carreira; e em mentorias individuais de treinadores das seleções olímpicas e paralímpicas. Ao todo, estão sendo formados cinco mentores juniores e 15 treinadores e treinadoras neste primeiro oferecimento do programa.
Atuação no Platinum
O programa foi estruturado e criado no ano passado e teve sua primeira implementação em 2023, com a primeira ação presencial ocorrendo no TMB Platinum – Ciclo II, no início do mês, no Rio de Janeiro, com a presença dos mentores. Os responsáveis pelo atendimento dos treinadores e mentores juniores nesta etapa do Circuito Nacional foram José Aníbal Azevedo Marques (consultor esportivo e psicólogo do esporte) e Paula Korsakas (consultora esportiva e autora do documento norteador do Programa).
Ao presenciarem as ações no Platinum pessoalmente, os mentores puderam observar a atuação prática dos treinadores mentorados com seus atletas em ambiente de competição, além de fazerem abordagem e atendimento durante os momentos do Campeonato, podendo trabalhar demandas trazidas pelos treinadores de maneira direta e observar como foi realizada a aplicação das mentorias desenvolvidas.
Camila Cardoso, líder da UniTM, falou sobre a atuação de José Aníbal e Paula junto aos treinadores e mentores durante a disputa do TMB Platinum, no Rio de Janeiro. “A atuação deles foi muito valiosa. Nesse momento presencial, os mentores puderam se inserir realmente no meio competitivo e entender em tempo real os problemas que os treinadores levavam para a mentoria", disse Camila, exemplificando:
"Uma das atividades realizadas foi acompanhar o jogo de um atleta específico, conversar com o treinador mentorado após o jogo e, no dia seguinte, acompanhar novamente um jogo do atleta para verificar se as conversas que tiveram surtiram efeito nas ações do treinador e se ele conseguiu repassar ao comandado. Todas as ações de mentoria tiveram momentos de conversa e também observação do treinador na área de jogo", relatou a líder da UniTM.
Novos cursos
A Universidade do Tênis de Mesa segue em busca do oferecimento de novos conteúdos aos que querem trabalhar com a modalidade. Novos cursos de certificação serão oferecidos – estão em processo de candidatura e, em breve, serão lançados no site https://unitm.cbtm.org.br/, com todas as informações. São eles:
Curso com oferecimento previsto para o 2° semestre de 2023:
Cursos abertos disponíveis no site:
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com