Encontro virtual com a presença de Camila Cardoso. Foto: Reprodução Internet.
Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Estimular a troca de conhecimento e boas práticas entre as entidades esportivas, além de promover integração entre a rede de profissionais envolvida com a promoção da Mulher no Esporte. Esse foi o objetivo do 1° Encontro da Comissão Mulher no Esporte 2023, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na última quinta-feira (20). E a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) marcou presença no evento, através de seu programa educacional, a Universidade do Tênis de Mesa (UniTM).
No encontro, que reuniu todas as confederações responsáveis pela administração dos esportes olímpicos e pan-americanos, Camila Cardoso, líder da UniTM, expôs as ações que vêm marcando a atuação da Universidade no sentido de impulsionar a participação feminina no tênis de mesa brasileiro.
"Tivemos oportunidade de fazer a apresentação das ações da UniTM – Mulheres TMB levando em consideração todo o histórico de ações. O início, em 2020, com conteúdos abertos, a campanha 'Mulheres que Inspiram', a recomendação do número de vagas para mulheres nos cursos da UniTM, realização do Training Camp Mulheres TMB em parceria com a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), pelo programa My Gender. My Strength", explicou a líder da UniTM.
Camila ressaltou durante o encontro todo o processo que continua sendo realizado, com a organização dos Training Camps Mulheres TMB, a publicação de artigo científico sobre a certificação das treinadoras mulheres no tênis de mesa e os encontros para compartilhar o conhecimento do curso internacional Women Lead Sports.
"Para os próximos passos da área, buscamos dar continuidade aos processos e desenvolver gestoras e árbitras mulheres no tênis de mesa", concluiu Camila Cardoso.
O Encontro da Comissão Mulher no Esporte foi realizado em formato virtual e contou com a participação de 70 profissionais do esporte, de 36 confederações, incluindo presidentes, vice-presidentes e gestores esportivos.
A Comissão da Mulher no Esporte do COB teve início em março de 2022 e hoje conta com 12 representantes de diversas áreas de atuação no movimento esportivo nacional. Devido à sua criação, foi possível avançar em uma série de medidas, entre as quais a criação da Política de Equidade da entidade máxima do esporte olímpico brasileiro.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com