Hina Hayata é uma das novas atrações do WTT Contender Rio. Foto: WTT.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Se o sarrafo já estava bem alto, agora aumentou ainda mais. O WTT Contender Rio terá mais dois craques asiáticos presentes, ambos do Top 10 mundial. A WTT confirmou a participação do sul-coreano Jang Woojin, número 8 do ranking mundial masculino, e da japonesa Hina Hayata, oitava do ranking feminino. O WTT Contender acontece entre 7 e 13 de agosto, na Arena Carioca I, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os ingressos podem ser adquiridos NESTE LINK.
Eles se juntam a outros craques que já tinham sido anunciados. Dois dos melhores atletas da Europa na atualidade, os alemães Dimitrij Ovtcharov (10° do ranking) e Qiu Dang (13°), foram confirmados na competição masculina, ao lado de Patrick Franziska, da Alemanha, e Chuang-Chih Yuan, de Taipei, que ocupavam até a semana passada o 19º e 20º lugares no ranking mundial e agora estão em 24º e 25º, respectivamente. Número 4 do mundo, Hugo Calderano é a atração maior entre os homens.
No feminino, Hayata passa a ser a mesa-tenista de melhor ranking na disputa. Além dela, três atletas Top 20 estarão presentes ao Rio: Adriana Diaz, de Porto Rico, 13ª do ranking; Cheng I-Ching, de Taipei, 15ª; e, Bernadette Szocks, da Romênia, 16ª colocada. A torcida maior dos brasileiros fica para Bruna Takahashi, atualmente na 40ª posição do ranking. As brasileiras Bruna Alexandre, Giulia Takahashi e Laura Watanabe também estarão presentes na chave principal.
Jang Woojin tem 27 anos e já conquistou quatro títulos no circuito mundial. No retrospecto histórico contra Hugo Calderano, o sul-coreano levava ampla vantagem nas categorias de base, mas a situação se inverteu no adulto, onde o brasileiro venceu em quatro das cinco oportunidades em que se encontraram em eventos internacionais, entre elas o duelo nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Hayata é outra craque do circuito. Atualmente com 23 anos, ela tem nove títulos no circuito mundial e vem mantendo uma regularidade de bons resultados desde janeiro de 2022, quando entrou no Top 10 do ranking (chegou a ser a quinta do mundo). Fez parte da equipe japonesa vice-campeã mundial do ano passado, em Chengdu, na China, e conquistou a medalha de bronze individual do Mundial desta temporada, em Durban, na África do Sul.
Mais cem atletas de todo o planeta
Desta forma, o WTT tem agora a presença de 124 atletas de todo o mundo. Ao todo, 35 países estarão representados nesta etapa do circuito. Os brasileiros são maioria na lista, com 25 atletas. A lista completa pode ser visualizada AQUI. Além das disputas individuais, o WTT Contender Rio também terá competições de duplas femininas, masculinas e mistas.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com