Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM – Com informações da assessoria de imprensa do Fran TT
O tênis de mesa acordou mais triste neste sábado (5). Morreu, em Piracicaba (SP), aos 66 anos, Francisco Eduardo Bueno de Camargo, o Fran, um dos maiores treinadores da modalidade em todos os tempos. Ele vinha lutando há alguns meses contra um tumor no cérebro, que se transformou em metástase de um melanoma. O corpo do mesa-tenista está sendo velado no Memorial Metropolitano de Piracicaba, neste sábado, das 13h às 18h30, e no domingo, das 7h às 11h, e será cremado no mesmo local.
Fran Camargo trabalhou cerca de 25 anos nas funções de técnico e coordenador das seleções brasileiras, tendo sido um dos grandes responsáveis pela evolução da modalidade no país. Ele fundou o Centro de Treinamento de Tênis de Mesa da Fran TT, em Piracicaba, em 1997. O local é uma referência para o tênis de mesa brasileiro, com clínicas e formação de atletas.
Em 1991, Fran Camargo foi o técnico da Seleção Brasileira no Jogos Pan-Americanos de Havana, em Cuba, onde comandou a primeira equipe de tênis de mesa feminino a conquistar uma medalha internacional: o bronze. Daí em diante, a modalidade só cresceu no país, figurando atualmente na Primeira Divisão do Campeonato Mundial.
“Realmente uma grande perda para o tênis de mesa brasileiro. Morador de Piracicaba – onde criou o famoso Centro Fran TT – que durante anos abrigou clínicas e treinamentos olímpicos e de onde surgiram grandes atletas. No período de 2010 a 2016, ele e o seu irmão Paulo Camargo coordenaram o grupo paralímpico de andantes, onde surgiram alguns medalhistas no Rio 2016, entre Israel Stroh. Hoje, sua filha Francine e seu filho Francisco continuam seu legado, desenvolvendo o tênis de mesa na região”, lembra Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
“Meus sentimentos à família. Tive os melhores momentos da minha carreira ao lado do Fran como jogador. Muito enérgico, mas com um coração enorme que ajudou várias gerações. Meu muito obrigado por tudo que me proporcionou e pelo o que fez pelo tênis de mesa”, disse o gerente de Seleções da CBTM, Sandro Abrão.
Fran Camargo, já bastante debilitado, deixou uma frase sobre sua passagem neste plano: “Eu só tenho gratidão pela minha vida e tudo o que construí. Não tenho coragem de pedir mais nada para Deus, pois ele já me deu tudo que eu quis. Conquistei tudo na minha vida profissional, todos os meus sonhos, tenho uma família linda e unida, minha missão está cumprida".
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com