Guilherme Teodoro vibra após o último ponto na Arena. Foto: Miriam Jeske/CBTM.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O Brasil pode ter mais um representante na chave principal do WTT Contender Rio. Nesta terça-feira (8), pela segunda rodada do qualifying, em jogo emocionante, o santista Guilherme Teodoro venceu, de virada, o taiwanês Liao Cheng-Ting, número 110 do mundo, por 3 a 2, com parciais de 3/11, 6/11, 11/7, 11/6 e 13/11. Assim, está a uma vitória da chave principal da competição.
O próximo desafio de Teodoro será diante do chileno Gustavo Gomez, 208 do ranking, às 14h35 desta quarta-feira. Se conseguir o triunfo, será a primeira vez que Teodoro se classifica para a disputa de uma chave principal no WTT.
A WTT transmite os jogos do WTT Contender Rio de Janeiro através de seu canal oficial no YouTube. Já os ingressos para assistir pessoalmente a este e outros duelos estão à venda NESTE LINK.
Jogo emocionante e apoio da torcida
A classificação de Teodoro teve tons de dramaticidade e muita emoção. Ele começou muito mal a partida e parecia que seria amplamente dominado na mesa, acabando com a última esperança brasileira de classificação no dia. Com 2 a 0 contra no placar de sets, o brasileiro resolveu mudar a chave.
Aos poucos, as bolas foram entrando. E a medida em que Teodoro crescia no jogo, a torcida vinha junto. Com quase todo mundo na Arena vibrando com o brasileiro, o taiwanês ficou acuado. Mesmo assim, encontrou forças para brigar ponto a ponto no quinto set, quando Teodoro venceu por 13 a 11, com direito a comemoração intensa no momento do ponto final.
“Estou muito feliz de ter ganhado esse jogo, ainda mais no Rio de Janeiro, num WTT Contender, que é um torneio muito forte. Ganhei do atleta que estava até ontem como número 77 do mundo, com todos torcendo loucamente por mim. E isso me ajudou bastante, é uma sensação inexplicável. Primeiro WTT no Brasil e ter essa sensação de vitória é muito bom”, disse Teodoro.
Atletas se juntam para torcer por Teodoro em Itapetininga. Foto: André Balint.
Torcida em vários pontos do Brasil
Não foi somente na Arena que as pessoas se mobilizaram para torcer por Teodoro. Em alguns pontos do Brasil os mais jovens fãs do tênis de mesa pararam para ver o duelo. O que emocionou o brasileiro, ao saber do fato na zona mista.
“É muito bom que eu posso mostrar que estou evoluindo, no meu nível e para poder ajudar o Brasil. É muito bom ter esse reconhecimento e saber que o pessoal está torcendo por mim, sabendo que estou na briga até com os melhores do mundo”, ressaltou o atleta.
Teodoro atualmente joga no Kaiserlautern, na Bundesliga B, na Alemanha. Fez boa temporada internacional e seu time quase conseguiu o acesso para a primeira divisão de um dos torneios mais disputados do mundo. Depois de fazer esta exibição diante de Francisco Arado, o Paco, técnico da Seleção Brasileira, que estava na área técnica do jogo contra o Taiwanês, seria natural pensar em Jogos Olímpicos.
“A gente nunca descarta. Acredito que eu tenha potencial. Mas tem muitos torneios pela frente. Tem Jogos Pan-Americanos, Campeonato Pan-Americano, outros torneios do WTT. Mas sempre passa pela cabeça esse sonho olímpico e vou trabalhar muito duro para realizar esse sonho”, finalizou.
Iizuka, Jessica e duplas se despedem
O Brasil teve outros dois atletas se despedindo da disputa na segunda rodada do qualifying. Leonardo Iizuka caiu para Gustavo Gomez – adversário de Teodoro nesta quarta-feira –, em jogo muito equilibrado e também emocionante, por 3 sets a 2 (8/11, 9/11, 11/9, 11/8 e 10/12). Jessica Yamada foi superada pela taiwanesa Huang Yi-Hua, 67ª do ranking feminino, por 3 a 1 (4/11, 11/6, 4/11 e 3/11).
Já na disputa de duplas femininas, três parcerias se despediram. Laura Watanabe e Karina Shiray caíram para as italianas Débora Vivarelli e Gaia Monfardini, por 3 a 2 (12/10, 11/2, 13/15, 7/11 e 2/11). Mahayla Sardá e Jessica Prates foram superadas pelas húngaras Helga Dari e Leonie Hartbrich, por 3 a 1 (7/11, 11/7, 6/11, 8/11). Bruna Alexandre e Victoria Strassburger foram batidas pela dupla formada pela espanhola Sofia-Xuan Zhang e pela francesa Audrey Zarif, em sets diretos (4/11, 5/11 e 8/11).
Nas duplas mistas, Henrique Noguti e Karina Shiray deixaram a competição ao caírem para os chilenos Gustavo Gomez e Daniela Ortega: 3 a 1 (9/11, 11/13, 12/10 e 8/11).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com