Notícia

Experiência em grandes eventos qualifica Flávia Albuquerque no controle da alimentação dos atletas no WTT Contender Rio

Nutricionista já foi responsável pela atribuição durante a realização de Jogos Olímpicos e Copas do Mundo, entre outros

Flavia Albuquerque já trabalhou com diversos eventos internacionais. Foto: Miriam Jeske.

Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

09/08/2023 14h00


Um evento como o WTT Contender Rio exige excelência em termos de organização. E alimentar os atletas é uma tarefa muito especial, portanto, precisa ficar a cargo de quem entende do assunto. É o caso de Flávia Albuquerque, nutricionista responsável pela área de alimentação nos grandes eventos realizados no Brasil – e também fora do país.

Flávia passou a atuar no tênis de mesa pela primeira vez em sua vida profissional neste WTT Contender Rio, realizando um trabalho bem específico e importante: o controle de qualidade dos alimentos: "Trabalho juntamente ao buffet que foi contratado pela organização para fazer o acompanhamento da qualidade dos insumos que estão sendo servidos aos atletas. A forma como está sendo ministrada esta alimentação, as proteínas, toda a parte de segurança alimentar".

A carreira de Flávia é extensa. "Há 17 anos tenho a honra de participar dos grandes eventos realizados no país, desde o Pan-Americano e o Parapan de 2007, passando por Grand Slam de Judô, Jogos Mundiais Militares, Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos, Paralímpicos. Estive também em eventos internacionais como os Jogos de Londres-2012 junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro, Parapan de Toronto-CAN e, mais recentemente, na Copa do Catar", disse Flávia, que durante a pandemia de covid-19 trabalhou no Hospital de Campanha do Maracanã.

No trabalho com atletas, ainda mais de diferentes nacionalidades, há sempre alguns problemas a resolver. Flávia procura equacionar essas questões que porventura surjam da melhor forma possível. E falou sobre o cardápio colocado à disposição.

"Em Jogos Olímpicos, na Vila dos atletas, por exemplo, há várias opções de alimentação e essas questões são mais fáceis de serem resolvidas. Mas em eventos como este, procuramos prezar o país em que estamos. No Brasil, que é o caso, temos o arroz (que todos comem) e o feijão; colocamos algum carboidrato, batata, macarrão (no qual sempre variamos o molho); de duas a três proteínas, frango, carne vermelha e algo de porco; e a parte de ovos, complementando esse cardápio. Além de uma variedade de saladas, de folhas, verduras e alguns legumes cozidos", explicou.

"Com esse cardápio básico, simples, o atleta consegue montar sua alimentação. E nas sobremesas, temos a oferta dos doces e das frutas frescas", complementou.

Acostumada com a intensidade do trabalho em grandes eventos, Flávia credita o sucesso do trabalho a vários fatores. Um dos principais é ter um fornecedor que conheça o assunto e que dará conta do serviço, da entrega.

"Tendo fornecedores confiáveis, sabemos que caso seja necessário fazer algum ajuste durante o evento, ele conseguirá atender. Em um grande evento, reunindo vários países em um curto período de tempo, temos que ser muito ágeis nestes ajustes. Quando temos parceria com uma empresa que proporciona essa segurança, tudo dá certo", concluiu.

           

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?