Da esquerda para a direita: Paul Calle, Alaor Azevedo, Virgínia Sung e Teddy Mattews. Foto: Acervo Pessoal.
Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O tênis de mesa brasileiro reafirmou sua representatividade global durante o ITTF Summit 2023 (Cúpula da Federação Internacional de Tênis de Mesa), cuja realização ocorre em Bangcoc, capital da Tailândia, de 22 a 24 deste mês. O presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da ITTF, Alaor Azevedo, foi um dos palestrantes do dia inaugural, ministrando um workshop sobre a essência da governança responsável e das práticas financeiras éticas.
Tricampeã do Prêmio Sou do Esporte em governança, a CBTM, presidida por Alaor, é um "case" de sucesso na administração esportiva. O dirigente brasileiro falou sobre o assunto, tendo como colegas de bancada Wahid Oshodi, vice-presidente executivo da ITTF, e Sarah Sandley, vice-presidente da ITTF Oceania.
No workshop, um dos mais concorridos do Fórum Aberto, Alaor Azevedo sublinhou que a governação responsável abre o caminho para o crescimento sustentável, oferecendo informações sobre como garantir financiamento de diversas fontes.
Em geral, foram debatidos no evento diversos assuntos e projetos referentes ao crescimento, inovação e união no tênis de mesa. Bangcoc, cidade tailandesa que sedia o evento, e Londres, capital inglesa, apresentaram suas candidaturas a sede das finais do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa da ITTF 2026. O significado deste evento transcende a mera competição, pois coincide com o 100º ano da ITTF. Outro tema discutido foi o aumento do número de equipes no Mundial, de 40 para 64.
O ITTF Summit 2023, no qual marcaram presença as maiores autoridades do tênis de mesa mundial, como a presidente da ITTF, Petra Sörling, e o CEO do Grupo ITTF, Steve Dainton, teve um roteiro abrangente para o futuro do desporto que seguiu três pilares: Governação e Sustentabilidade, Crescimento Empresarial e Sociedade e Saúde. Nattavuth Ruengves, presidente da Associação de Tênis de Mesa da Tailândia, foi o "mestre de cerimônias".
Estiveram presentes – além dos já citados Alaor, Wahid Oshodi e Sarah Sandley – personalidades como Gilles Erb, presidente da Federação Francesa de Tênis de Mesa; Paul Calle (presidente da Federação Equatoriana de Tênis de Mesa); Virginia Sung (presidente de Federação de Tênis de Mesa dos EUA); Teddy Mattews (presidente da Federação Caribenha e de Santa Lúcia); Tomaž Kralj (presidente da Associação Eslovena de Tênis de Mesa), Ishaku Tikon (presidente da Federação Nigeriana de Tênis de Mesa); Jean Michel Saive (um dos melhores jogadores da história da modalidade e presidente do Comitê Olímpico Belga); Jorgen Persson (Ex-jogador e treinador da seleção sueca); e Zoran Primorac (ex-jogador e atual presidente da Federação da Croácia).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com