Alaor Azevedo e os dirigentes da ITTF. Foto: Tristan Lavier/ITTF.
Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM - Com informações da ITTF
O tênis de mesa retorna para onde tudo começou. Nesta quinta-feira (24), dia final da Summit 2023 da ITTF (Cúpula da Federação Internacional de Tênis de Mesa), realizada em Bangcoc, Tailândia, foi escolhida a sede das finais do Campeonato Mundial do Centenário da ITTF, em 2026. Londres sediará o evento marcante exatamente 100 anos depois de ter sediado o primeiro Campeonato Mundial – junto com o início da ITTF – em 1926.
O representante brasileiro na Cúpula foi Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da ITTF. Ele ministrou, no dia inaugural do evento, um workshop sobre governança responsável e práticas financeiras éticas. O Brasil avalia a candidatura a sediar o Mundial de 2027, que seria o primeiro na América Latina.
Os delegados na Assembleia Geral Anual da ITTF votaram em Londres, que concorreu com Bangcoc, para sediar o evento. A decisão foi o ato final da Cúpula ITTF 2023, que resumiu uma série de discussões, decisões e anúncios visando moldar o futuro do tênis de mesa.
Será a primeira vez que a Inglaterra sediará o Mundial desde 1997 e a primeira desde 1954 que o campeonato será realizado em Londres. A ITTF e a sua plataforma de eventos, World Table Tennis (WTT), trabalham juntamente à Federação Inglesa de Tênis de Mesa (Table Tennis England) para aproveitar este impulso e levar mais eventos aos fãs ingleses.
Adrian Christy, CEO da Table Tennis England, disse: "Esta é a notícia mais fantástica que poderíamos ter desejado. A família global do tênis de mesa depositou sua fé no Table Tennis England para entregar um campeonato memorável em Londres, e posso prometer que é exatamente isso que faremos. Trazer o centenário Campeonato Mundial de volta à cidade onde tudo começou é uma grande honra e um grande impulso para o esporte neste país".
Mundiais Juvenis
No dia de encerramento da Cúpula, também foram definidos os países-sede dos Campeonatos Mundiais Juvenis de ITTF nos ano de 2025 e 2026. Serão, respectivamente, Romênia e Bahrein. Para a ITTF, a decisão de conceder aos dois países a oportunidade de sediar os eventos não é apenas uma prova do crescente envolvimento dos jovens no ténis de mesa, mas também um reflexo do compromisso da entidade em promover o desenvolvimento de jovens talentos da modalidade a nível global.
Plano Estratégico
O último dia da Cúpula da ITTF culminou na Reunião Geral Anual (AGM), onde a comunidade global do tênis de mesa se uniu para deliberar sobre questões críticas e moldar coletivamente a trajetória do esporte. Em meio a discussões e trocas perspicazes, os representantes dos membros votaram em decisões cruciais, como a adoção do novo Plano Estratégico da ITTF com foco nos seguinte pilares: Governança e Sustentabilidade; Crescimento dos negócios; e Sociedade e Saúde.
Também foi definido na AGM que a próxima Cúpula da ITTF (Summit 2024) será realizada em Busan, Coreia do Sul, após as finais do Campeonato Mundial de Equipes da ITTF.