Notícia

Finais do Campeonato Mundial do Centenário da ITTF, em 2026, serão disputadas em Londres

No último dia da Summit 2023 em Bangcoc, capital inglesa foi escolhida para sediar o evento; Alaor Azevedo representou o Brasil no evento

Alaor Azevedo e os dirigentes da ITTF. Foto: Tristan Lavier/ITTF.

Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM - Com informações da ITTF

25/08/2023 08h00


O tênis de mesa retorna para onde tudo começou. Nesta quinta-feira (24), dia final da Summit 2023 da ITTF (Cúpula da Federação Internacional de Tênis de Mesa), realizada em Bangcoc, Tailândia, foi escolhida a sede das finais do Campeonato Mundial do Centenário da ITTF, em 2026. Londres sediará o evento marcante exatamente 100 anos depois de ter sediado o primeiro Campeonato Mundial – junto com o início da ITTF – em 1926. 

O representante brasileiro na Cúpula foi Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da ITTF. Ele ministrou, no dia inaugural do evento, um workshop sobre governança responsável e práticas financeiras éticas. O Brasil avalia a candidatura a sediar o Mundial de 2027, que seria o primeiro na América Latina.

Os delegados na Assembleia Geral Anual da ITTF votaram em Londres, que concorreu com Bangcoc, para sediar o evento. A decisão foi o ato final da Cúpula ITTF 2023, que resumiu uma série de discussões, decisões e anúncios visando moldar o futuro do tênis de mesa.

Será a primeira vez que a Inglaterra sediará o Mundial desde 1997 e a primeira desde 1954 que o campeonato será realizado em Londres. A ITTF e a sua plataforma de eventos, World Table Tennis (WTT), trabalham juntamente à Federação Inglesa de Tênis de Mesa (Table Tennis England) para aproveitar este impulso e levar mais eventos aos fãs ingleses.

Adrian Christy, CEO da Table Tennis England, disse: "Esta é a notícia mais fantástica que poderíamos ter desejado. A família global do tênis de mesa depositou sua fé no Table Tennis England para entregar um campeonato memorável em Londres, e posso prometer que é exatamente isso que faremos. Trazer o centenário Campeonato Mundial de volta à cidade onde tudo começou é uma grande honra e um grande impulso para o esporte neste país".

Mundiais Juvenis

No dia de encerramento da Cúpula, também foram definidos os países-sede dos Campeonatos Mundiais Juvenis de ITTF nos ano de 2025 e 2026. Serão, respectivamente, Romênia e Bahrein. Para a ITTF, a decisão de conceder aos dois países a oportunidade de sediar os eventos não é apenas uma prova do crescente envolvimento dos jovens no ténis de mesa, mas também um reflexo do compromisso da entidade em promover o desenvolvimento de jovens talentos da modalidade a nível global.

Plano Estratégico

O último dia da Cúpula da ITTF culminou na Reunião Geral Anual (AGM), onde a comunidade global do tênis de mesa se uniu para deliberar sobre questões críticas e moldar coletivamente a trajetória do esporte. Em meio a discussões e trocas perspicazes, os representantes dos membros votaram em decisões cruciais, como a adoção do novo Plano Estratégico da ITTF com foco nos seguinte pilares: Governança e Sustentabilidade; Crescimento dos negócios; e Sociedade e Saúde.

Também foi definido na AGM que a próxima Cúpula da ITTF (Summit 2024) será realizada em Busan, Coreia do Sul, após as finais do Campeonato Mundial de Equipes da ITTF.  

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?