A Universidade do Tênis de Mesa, área educacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, realizou a entrega do portfólio completo do Programa de Desenvolvimento de Treinadores, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com esta entrega, contendo os três cursos de Certificação Nacional para Treinadores e o Programa de Mentoria, estão sendo publicadas diretrizes do Programa, contendo informações sobre os cursos, habilitações e pré-requisitos para realização dos cursos.
As diretrizes podem ser acessada NESTE LINK, ou acessando o site da CBTM >> Desenvolvimento >> Certificações >> Programa de Desenvolvimento de Treinadores UniTM-CBTM. Além disso, a nota oficial que estipula o prazo limite para certificações no Programa pode ser acessada por meio DESTE LINK.
O programa teve seu primeiro lançamento, o Curso de Certificação Nacional para Treinadores “Iniciação ao Tênis de Mesa” em 2021, com o oferecimento de 20 turmas e com mais de 400 treinadores matriculados. O segundo curso do programa, “Formação de Atletas”, foi lançado em 2022 e teve cinco oferecimentos, com mais de 60 treinadores realizando matrícula. O terceiro e último lançamento foi realizado neste ano de 2023, o curso “Alto Rendimento” e tem seu primeiro oferecimento confirmado para outubro e novembro de 2023. Mais informações sobre este oferecimento serão publicadas em breve, em Nota Oficial no site da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.
Além dos Cursos de Certificação, a UniTM lançou em 2023 o Programa de Mentoria da Universidade do Tênis de Mesa, em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). O Programa de Mentoria tem como objetivo desenvolver treinadores de elite, realizar suporte à transição de ex-atletas de elite para se tornarem treinadores e desenvolver futuros mentores.
O tênis de mesa brasileiro reforça seu propósito de inovação e transformação do esporte com a entrega de um programa completo de desenvolvimento de treinadores, o qual está alinhado com conceitos modernos e atuais para capacitação de treinadores esportivos ao redor do mundo. Destaca-se ainda com um dos poucos países no mundo que apresenta programa próprio para desenvolver treinadores de tênis de mesa, o qual está em pleno funcionamento em todo o seu território nacional.
Fique atento aos prazos e venha para essa jornada de conhecimento com a UniTM por meio do site unitm.cbtm.org.br.
Universidade do Tênis de Mesa
A Universidade do Tênis de Mesa foi criada com o objetivo principal de abrigar um programa completo de capacitações para o desenvolvimento de treinadores, árbitros e gestores do tênis de mesa brasileiro, a fim de estimular o ingresso de novos profissionais para atuação na área e, também, o aperfeiçoamento continuado daqueles que já atuam com o tênis de mesa.
A importância da formação de mulheres neste processo é algo bem presente no planejamento da Universidade, pois ainda há uma diferença muito grande no número de profissionais entre os gêneros. A meta é tentar se aproximar ao máximo de uma igualdade, com homens e mulheres dividindo todos os espaços.
Com esta iniciativa, a CBTM pretende ajudar o desenvolvimento da modalidade, com profissionais trabalhando cada vez mais em métodos científicos e menos empíricos.