Catia Oliveira e Marliane Santos conquistam o ouro em duplas no Aberto Paralímpico Fa40 da Tailândia
Brasil já garantiu outras seis medalhas aos chegar nas semifinais de duplas; jogos decisivos acontecem neste domingo (27)
Catia Oliveira e Marliane Santos garantiram a sétima medalha para o Brasil na Tailândia - Foto de arquivo: André Soares/CBTM
Por Luis Miguel Ferreira
Após conquistar seis medalhas nas disputas individuais Aberto Paralímpico Fa40 da Tailândia, o Brasil voltou ao pódio nas disputas de duplas da competição. Catia Oliveira e Marliane Santos foram as grandes campeãs na WD5. Em disputa de fase única, as brasileiras venceram os três desafios da fase de grupos, superando duas duplas da Tailândia e uma de Singapura, confirmando o ouro.
Os atletas brasileiros ainda garantiram presença em seis semifinais nas disputas de duplas da competição. Assim, outras seis medalhas já se confirmaram para o nosso país. Na XD7, Thaís Severo e Abdullah Ozturl (Turquia) avançaram às fases eliminatórias na liderança da chave. Nas semifinais, a dupla enfrenta Yuttajak Glinbanchuen e Wijittra Jaion, da Tailândia. O jogo acontece na virada de sábado para domingo, à meia noite.
Um pouco mais tarde, à 00h40, é a vez de Lethícia Lacerda ir à mesa. Ao lado do chileno Matias Lorca, a brasileira joga contra a dupla da Tailândia Kanokrorn Phathumcai e Phisit Wangphonphathanasiri nas semifinais de XD14.
Já em MD8, Fábio Silva e Lucas Arabian avançaram na segunda colocação do grupo. Nas quartas de final, vitória contra os sul-coreanos Kim Jung-Gil e Lee Jun: 3 sets a 1, também já garantindo lugar no pódio.
No jogo valendo vaga na final, os brasileiros encaram Yuttajak Glinbanchuen e Wanchai Chaiwut, da Tailândia. O duelo acontece neste domingo (27), à 01h20. Se vencerem, a dupla do Brasil luta pelo ouro no mesmo dia, às 6h40.
No mesmo horário, Lucas Carvalho e Dezso Bereczki (Hungria) disputam as semifinais de MD18 contra dupla de Hong Kong Ho Ka Sing e Wong Chi Yin. Às 02h, Lethícia Lacerda representa o Brasil ao lado de Pang Wink Ka (Hong Kong). A dupla encara Chiu Kan Shan e Wong Yue Ching, de Hong Kong, nas semifinais de WD14.
Na WD20, Jennyfer Parinos e Bruna Alexandre chegaram às semifinais com duas vitórias por 3 sets a 0 e na liderança do grupo. Nas semifinais elas enfrentam a dupla da Tailândia composta por Janisa Khompast e Wachiraporn Thepmoya. O duelo acontece neste domingo, às 02h. Se avançarem, a dupla do Brasil joga pelo ouro às 05h20.