Lucas Arabian conquistou uma medalha de bronze na Tailândia - Foto: André Soares/CBTM
Por Luis Miguel Ferreira
Com um mês repleto de competições no continente asiático, a seleção brasileira paralímpica inicia nesta terça-feira (29) seu último compromisso de agosto. Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, cinco brasileiros jogam o Aberto Paralímpico Fa40 do Japão, que acontece em Tóquio.
Nas disputas femininas, nosso país terá três representantes. Nas classes 2-3, Catia Oliveira enfrenta as tailandesas Chilchitraryak Bootwansirina (6ª do ranking da classe 2) e Patamawadee Intanon. A japonesa Aya Kita completa a chave da brasileira número 3 do ranking da classe 2.
Joyce Oliveira também está no grupo 2, mas nas disputas das classes 4-5. A brasileira, 6ª do ranking da classe 4, briga pela classificação às fases eliminatórias contra a tailandesa Panwas Sringam (7ª do ranking da classe 5), a sul-coreana Hyeon An Mi (24ª do ranking da classe 4) e a australiana Lisa Daniela Doro (25ª do ranking da classe 4).
Nas classes 6-7, o Brasil terá Aline Ferreira na mesa. A número 11 do ranking da classe 7 joga contra Yue Ching Wong, de Hong Kong, e Kanokrorn Phathimcai, da Tailândia.
Aline Ferreira representa o Brasil nas disputas das classes 6-7 no Japão - Foto: Miriam Jeske/CBTM
Já nas disputas mascilinas, o Brasil terá Lucas Arabian e Lucas Carvalho na mesa. Na classe 5, Arabian encara o terceiro do ranking da classe, Ming Chih Cheng, de Taipei Chinês, e Ryota Nakamura, 26ª do ranking, do Japão.
Na classe 9, Lucas Carvalho joga contra os japoneses Koyo Iwabuchi e Takumi Tsujimura. Chin Yin Wong, de Hong Kong, é o quarto concorrente à vaga nas fases qualificatórias.
A competição conta com a transmissão do canal oficial da ITTF no YouTube. Confira aqui os duelos dos atletas brasileiros na fase de grupos
O caminho do Brasil na Ásia
A maratona da seleção paralímpica do Brasil no continente asiático começou no dia 18 de agosto,em Ulsan, na Coreia do Sul. Lá, nossos atletas conquistaram cinco medalhas - duas de pratas e três de bronzes - no Aberto Paralímpico Fa40.
Da Coreia do Sul, a seleção paralímpica viajou rumo à Pattaya para disputar o Aberto Paralímpico Fa40 da Tailândia. No segundo desafio do mês, os atletas brasileiros garantiram três ouros, duas medalhas de prata e oito bronzes, chegando a marca de 13 medalhas.