Joyce Oliveira é uma das brasileiras já garantidas nas quartas de finais do Aberto Paralímpico do Japão - Foto: Miriam Jeske e Gustavo Medeiros/CBTM
Por Luis Miguel Ferreira
A seleção brasileira paralímpica fez sua estreia no Aberto Paralímpico Fa40 do Japão. Na noite da última terça-feira (29) e nas primeiras horas da madrugada de quarta-feira (30), os mesa-tenistas do Brasil foram à mesa para os primeiros compromissos da fase de grupos das disputas individuais.
Na mesa, grandes resultados e quatro dos cinco atletas que representam o nosso país na competição seguem com chances de medalhas.
A seleção brasileira paralímpica conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para estar presente no Aberto Paralímpico Fa40 do Japão.
Nos duelos das classes 4-5, Joyce Oliveira já garantiu classificação às fases eliminatórias. A brasileira venceu os três primeiros desafios e avançou na liderança de sua chave. Na mesa 3 sets a 0 contra sul-coreana Hyeon An Mi (24ª do ranking da classe 4) e triufos por 3 sets a 1 contra a tailandesa Panwas Sringam (7ª do ranking da classe 5) e a tailandesa Panwas Sringam (7ª do ranking da classe 5).
Nas quartas de final, Joyce encara Wassana Sringam, da Tailândia. O confronto acontece nesta quarta-feira (30), às 22h50.
Um pouco mais cedo, às 22h10, é a vez de Aline Ferreira duelar por uma vaga nas semifinais. Com uma vitória e um revés em grupos, a brasileira ficou com o segundo lugar da chave e agora enfrenta a mexicana Claudia Villalba nas quartas de final.
Catia Oliveira e Lucas Carvalho lideram suas chaves e enfrentam os últimos desafios da fase de grupo na noite desta quarta-feira. Nas disputas das classes 2-3, a atleta do Brasil bateu a tailandesa Chilchitraryak Bootwansirina (6ª do ranking da classe 2) e a japonesa Aya Kita por 3 sets a 0.
Às 22h50 Catia terá mais um duelo contra uma atleta da Tailândia: Patamawadee Intanon. As mesa-tenistas duelam pelo primeiro lugar.
O mesmo acontece com Lucas na classe 9. Com duas vitórias contra Takumi Tsujimura do Japão e Chin Yin Wong, de Hong Kong, o brasileiro agora briga pela primeira colocação com o japonês Koyo Iwabuchi , nesta quarta-feira, às 22h10.
Na classe 5, Lucas Arabian não conquistou a classificação às fases eliminatórias do Aberto Paralímpico do Japão. O mesa-tenista do Brasil foi superado pelo terceiro do ranking da classe, Ming Chih Cheng, de Taipei Chinês, e Ryota Nakamura, 26ª do ranking, do Japão e ficou no terceiro lugar da chave.