Laura Watanabe estreou com vitória em Cuba. Foto de Arquivo: Miriam Jeske.
Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O Brasil iniciou com muitas vitórias o Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa, cuja disputa teve seu primeiro dia nesse domingo (10), em Havana, Cuba. A competição reúne os melhores atletas das Américas e garante duas vagas por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Neste primeiro dia, nossos atletas entraram em ação nas mesas do Pavilhão Expocuba Salud no simples feminino e nas duplas masculinas, femininas e mistas, quando faltou pouco para que tivessem 100% de aproveitamento.
No individual feminino, nossa primeira vitória na competição. Pela fase de 64, numa partida emocionante, Laura Watanabe derrotou Rheann Chung, de Trinidad e Tobago, por 4 a 3. Agora, enfrentará a cubana Daniela Carrazana, melhor atleta de seu país no ranking mundial, em 172° lugar, na fase de 32.
Na mesma categoria, Bruna Alexandre também estreou vencendo pelo placar de 4 a 3 – triunfo sobre Esmerlyn Castro, da República Dominicana. Sua adversária na fase de 32 será a mexicana Yadyra Silva, número 160 do mundo.
As outras brasileiras, as irmãs Bruna e Giulia Takahashi, estrearão no individual na fase de 32. Bruna enfrenta Cristina Gomez Olivera, da Venezuela; Giulia encara Hidalynn Zapata, da Guatemala, número 343 do ranking mundial.
No individual masculino, a torcida brasileira aguarda com expectativa a estreia de nossos atletas, que iniciam suas participações na fase de 32. Principalmente de Hugo Calderano, quinto colocado no ranking mundial, que busca o quarto título individual neste Pan-Americano. Ele fará sua estreia contra o mexicano Rogelio Castro, 590° colocado no ranking.
Nossos outros três representantes no individual masculino também estrearão na fase de 32 e já conhecem seus adversários. Vitor Ishiy enfrentará Oscar Birriel, de Porto Rico, 235 do ranking; Eric Jouti pega o guatemalteco Sergio Carrillo, 375° do mundo; e Guilherme Teodoro terá como adversário o canadense Edward Ly, 263 da lista.
Duplas
Nossa dupla masculina, formada por Eric Jouti e Guilherme Teodoro estreou vencendo a parceria Mark Dowell e Tre Riley, de Barbados, por 3 a 0. Nas quartas de final, terão pela frente os chilenos Gustavo Gomez e Nicolas Burgos.
No feminino, o dueto formato pelas irmãs Takahashi, Bruna e Giulia, inicia sua participação nas quartas. Suas adversárias serão as mexicanas Clio Barcenas e Arantxa Cossio Aceves.
Por fim, nas duplas mistas, nossos conjuntos estrearam na fase de 16. Bruna Takahashi e Vitor Ishiy bateram Chelsea Edghill e Shamar Britton, da Guiana, por 3 a 0 e pegam Rogelio Castro e Arantxa Cossio Aceves, do México, nas quartas.
Única derrota
Faltou pouco para a festa ser totalmente verde-amarela neste primeiro dia de Pan. Nas duplas mistas, Giulia Takahashi e Guilherme Teodoro foram superados pelos paraguaios Marcelo Aguirre e Lucero Ovelar, por 3 a 2, e deram adeus à competição.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com